ranking portais de emprego Setembro 2015

Depois de em Maio termos divulgado o nosso primeiro ranking de Portais de Emprego em Portugal, vimos agora actualizar o mesmo com números mais recentes, referentes a Setembro de 2015.

Mais uma vez, o objectivo é dar-lhe a conhecer os principais indicadores dos portais de emprego mais relevantes em Portugal e dar-lhe dados mais transparentes para que possa tomar decisões informadas quando chegar a hora de divulgar as suas ofertas de emprego.

 

Tráfego Online

Além do número total de visitantes mensais, tivemos em consideração o número de anúncios online, para chegar ao nível de visibilidade média de cada oferta de emprego.

Em termos de número de visitantes mensais, o Top 3 nacional é formado pelo Net Empregos , Sapo Emprego e Alerta Emprego. Já em termos da visibilidade/exposição de cada anúncio, o Alerta Emprego é o portal que garante mais visibilidade, seguido do Empregos Online e do Net Empregos .

Diapositivo1

 

Facebook

Em relação ao Facebook, e para avaliar o impacto que cada página gera, importa não só analisar o número total de seguidores, como o dinamismo de cada página, medido pelo número total de interacções semanais (gostos, partilhas e comentários).

Tendo em conta o número de publicações semanais, chega-se facilmente à exposição média que cada publicação gera nas várias páginas.

Assim, o Alerta  Emprego, o Carga de Trabalhos e o Net Empregoss são as páginas de emprego cujas publicações têm maior dinamismo no Facebook. Alguns portais, como o Expresso Emprego e o Sapo Emprego, apesar de terem um número de seguidores significativo (mais de 50.000), revelam depois em termos práticos um reduzido alcance.

Diapositivo2

 

Resumo – Posicionamento

Importa também distinguir os diferentes posicionamentos dos portais de emprego:

  • Nicho Vs Generalista: os portais generalistas divulgam ofertas em várias funções, ao contrário dos portais de nicho, que estão focados em áreas/funções específicas (como marketing e comunicação, IT, turismo ou saúde)
  • Gratuitos Vs Premium: os portais premium tem um custo associado e uma selecção de ofertas mais exclusiva, ao contrário dos portais gratuitos, que permitem a divulgação sem custos mas têm um número de ofertas de emprego 15X a 20X maior. Existem também portais cujos anúncios são gratuitos mas que oferecem a possibilidade de destaques adicionais, esses sim já com um custo associado

Diapositivo3

Esperamos que estas informações o ajudem a compreender de forma mais clara o posicionamento dos vários portais de emprego e o ajudem a escolher os canais que utiliza para divulgar os seus recrutamentos.

 

Nota:

  • Não foram incluídos portais de emprego com menos de 75.000 visitantes mensais em Portugal (Turijobs, Empregos Saúde, Ofertas-Emprego, Universia, Trabalhando, Landing Jobs, Mr Refs, etc)
  • Não foram incluídos sites agregadores de emprego (e.g. Indeed, Mitula, Trovit, Jobrapido, Jooble, CareerJet, etc)
  • Não foram incluídos blogs de emprego (e.g. Manda-te, Empregos pelo Mundo, Empregos e Estágios, etc)
  • Foram utilizadas fontes publicamente disponíveis, nomeadamente os sites www.similarweb.com, www.facebook.com e os sites dos portais listados nos rankings

Em relação a Maio as principais diferenças foram a não inclusão dos portais Landing Jobs (que apesar de ter cerca de 85 mil visitantes mensais, apenas 36% são de Portugal – ou seja cerca de 30 mil), Empregos Saúde, Turijobs, Ofertas-Emprego e Universia (que tiveram menos de 75 mil visitantes – 65 mil, 45 mil, 30 mil e 20 mil, respectivamente).