É verdade, o Facebook não é a única rede social onde podem existir oportunidades de emprego, e o Twitter é apenas um dos exemplos.

Se utilizado corretamente, existem imensas oportunidades de procura de emprego, orientação profissional e até mesmo redes de contactos empresariais. Contudo, se utilizado sem cuidado pode causar problemas no seu futuro.

Comunicação negativa

Os seus seguidores do Twitter não estão limitados apenas a amigos e família. Recrutadores e empresas podem analisar o seu perfil nas redes sociais para criarem o seu perfil e determinarem até que ponto é adequado para a posição a que se candidata. Um conselho: comunique de forma clara e positiva. Não publique nada que lhe deixe constrangido numa entrevista de emprego.

Tópicos controversos

Gosta de criar situações de diálogo, isso é bom, mas não se deixe ser encostado à parede. Isto é algo recorrente quando se tratar de publicações sobre tópicos controversos, como política ou religião. Para o bem da sua audiência profissional, o melhor é evitar estes tópicos.

As suas perspetivas podem não passar despercebidas à empresa e outros contactos profissionais. Uma má publicação ou partilha pode destruir a comunicação entre si e potenciais contactos profissionais. Mesmo que não seja o autor da publicação – mas através da partilha está a aprovar a mensagem.

Demasiada informação pessoal

Partilhar os seus gostos e atividade pode ajudar terceiros a compreendê-lo como um indivíduo e a sua personalidade, mas crie um limite que o impeça de partilhar mais do que deve. Demasiada informação desta categoria também pode danificar a sua oportunidade.

Exemplo: não precisa de partilhar no Twitter que esteve bêbado no fim-de-semana e que fez coisas que não devia. Não entre nos detalhes, apenas mencione que teve um fim-de-semana cheio de acontecimentos.

Publicações inapropriadas

Os recrutadores que analisam as dezenas ou centenas de candidatos não estão limitados apenas ao Linkedin ou Facebook. Também passam pelo Twitter. Por isso, antes de se candidatar a alguma oportunidade, dê um olhinho à sua página do Twitter e veja se é necessário apagar algum conteúdo desnecessário ou que não lhe seja vantajoso.

Conteúdos como queixas do seu antigo patrão, sobre o trabalho e outros deste género, são conteúdos que não devem constar na sua conta. Qualquer publicação que possa passar uma má imagem deve ser removida – incluindo publicações com erros gramaticais. Em caso de dúvida, altere a privacidade da sua conta e limite o que terceiros podem ver na sua página.

Todas estas regras sobre o que não deve fazer no Twitter podem deixá-lo restringindo, mas não se pode esquecer que nos dias de hoje esta rede social não é apenas para uso pessoal.

 

Fonte: Work It Daily