procura-de-emprego-online

Se está à procura de emprego deve procurar melhorar os seus métodos. Não só irá poupar tempo como irá também aumentar as suas hipóteses de ser contratado. Conheça 10 dicas para optimizar a sua procura de emprego online, inspiradas pelo site Indeed.

1) Escolha bem os sites de emprego

Nem todos os sites de emprego são iguais e como tal deve ser selectivo e escolher sites credíveis que tipicamente tenham oportunidades relevantes para os seus interesses, quer em termos de região ou país, quer em termos de tipo de emprego. No Alerta Emprego, procuramos ter as melhores ofertas de emprego de empresas credíveis. Assim, na nossa plataforma diversas empresas publicam oportunidades em diferentes áreas, para profissionais Portugueses, em Portugal e no Estrangeiro.

2) Refine os critérios de pesquisa

Não adianta ver empregos que à partida não lhe interessam. Além de ser uma perda de tempo, é também uma fonte de distracção. Pense bem no tipo de empregos que procura e desenhe critérios de pesquisa para as regiões e tipos de emprego pretendidos. Utilize palavras-chave para refinar os resultados ou pesquisas mais específicas (de uma empresa em particular, ou de um cargo concreto).

3) Crie emails de alerta

Ao criar emails de alerta, irá receber os últimos resultados relevantes para os critérios de pesquisa definidos. Desta forma, terá um fácil e imediato acesso às ofertas que lhe interessam, podendo inclusivamente ser mais rápido a candidatar-se aos empregos, o que pode ter um impacto na probabilidade de ser seleccionado.

4) Foque-se

Não perca o seu tempo e o tempo dos recrutadores a candidatar-se a ofertas para as quais não tem o perfil desejado. Se não tem as competências ou experiência necessárias, o seu CV será certamente ignorado.

5) Esteja atento a ofertas ilícitas

Mantenha-se informado sobre ofertas ilícitas e seja pró-activo no julgamento da seriedade das ofertas. Existem várias listas online de ofertas pouco sérias que pode consultar. Aprenda também a detectar os “sinais de perigo”, como ter de pagar para ir a uma entrevista ou ter de dar informações como o NIF.

6) Personalize as cartas de apresentação

Uma carta de apresentação escrita a pensar numa oferta e empresa em particular irão mostrar ao recrutador que o seu interesse e empenho são sérios. Procure relacionar as necessidades da empresa com as suas competências.

7) Publique o seu CV online

Ao publicar o seu CV em sites de emprego e redes sociais como o Linkedin, está a entrar no radar dos recrutadores e poderá ser encontrado nas suas pesquisas. Muitos recrutadores utilizam os sites de emprego não apenas para publicar anúncios e receber candidaturas, mas também para encontrar candidatos.

8) Reveja e reveja

Certifique-se que o seu CV está bem escrito, com apresentação adequada e devidamente actualizado.

9) Faça trabalho de casa

Pesquise a empresa a que se quer candidatar e procure compreender a sua actividade, produtos, serviços e cultura. Se conhecer alguém dentro da empresa, combine uma conversa e peça conselhos.

10) Saiba o salário que quer

Não tenha expectativas exageradas nem demasiado modestas em relação ao seu salário. Deve saber exactamente o que está à procura, dada a sua experiência, o estado do mercado de trabalho e o seu estilo de vida.

 

Leia o artigo original aqui