Um programa de trainees está focado na formação de um jovem profissional, assim, são geralmente direcionados para o público mais jovem e recém-formado.

Muitas entidades têm vindo a promover programas de trainees com o objetivo de integrar novos colaboradores.

Os programas de Trainee são então uma boa oportunidade para iniciar a carreira profissional e desenvolver as habilidades.

Programas de Trainee, o que são?

Um programa de Trainee é mais do que um estágio, é uma oportunidade de aprendizagem, em contexto profissional, para jovens recém-formados.

No entanto, esta não é uma regra fixa, algumas empresas até definem uma faixa etária específica para um candidato estar apto ao programa. Então, tudo depende dos objetivos da empresa.

Em Portugal, o programa de Trainees costuma ter uma duração de 1 a 2 anos e a expectativa da empresa é que o profissional fique na empresa.

Assim, todo o processo é feito para que o Trainee possa assumir um futuro cargo de liderança. O objetivo deste programa é que o candidato conheça a empresa a fundo, ganhe experiência na sua área e entre no mercado de trabalho de uma maneira gradual.

Outra diferença deste programa para um estágio é que o candidato tem um salário. Segundo o Indeed, em Portugal, o salário médio de um trainee ronda os 900€.

Que requisitos são necessários para ser Trainee?

O perfil de um trainee é bastante específico, como referimos anteriormente, pode ir ao encontro das necessidades específicas de cada empresa.

Mas, embora não seja regra geral, os critérios mais comuns de um Trainee são:

  • Recém-formados que devem ter concluído o curso, no máximo, até dois anos antes. E, em alguns casos, estudantes que estão prestes a concluir o curso;
  • Idades compreendidas entre os 22 e 30 anos, mas depende do que cada empresa procura;
  • Domínio de pelo menos um idioma estrangeiro.

Além destes, há outros requisitos básicos que são por norma soft skills, tais como:

  • Criatividade;
  • Capacidade de comunicação;
  • Liderança;
  • Empreendedorismo;
  • Proatividade;
  • Trabalho em equipa;
  • Visão estratégica;
  • Flexibilidade;
  • Resolução de conflitos.

O mais importante é que leia sempre com atenção a oferta, de forma a perceber se cumpre com todos os requisitos.

Vantagens dos Programas de Trainee

É uma excelente oportunidade para os candidatos crescerem a nível profissional. Então, estes programas têm vantagens como:

Continuação da aprendizagem em contexto profissional

Para um recém-formado poderá parecer assustador iniciar a sua vida profissional. Então, um programa de trainees torna o processo mais gradual e exponencia a aprendizagem.

Programa diversificado

Na maioria dos programas de trainee, os  candidatos passam por diversas áreas dentro da empresa.

Contacto com os cargos de liderança

O candidato terá contacto direto com cargos de liderança. Este contacto potenciará a performance do jovem.

 

Além disso, a nível remuneratório e de contrato há outras vantagens, como:

  • Salário médio de 900€;
  • Férias remuneradas;
  • Contrato entre 1 a 2 anos;
  • Carga horária de acordo com o contrato da empresa, normalmente 40 horas semanais;
  • Alta concorrência nos processos seletivos;
  • Formações constantes;
  • Envolvimento em projetos de grande impacto;
  • Grande possibilidade de passar a contrato indefinido com a empresa.

5 razões pelas quais ser um trainee é uma ótima mudança de carreira

1. Networking

Como trainee, tem a oportunidade de conhecer diversas pessoas. Então, isso é bom para aumentar a sua rede profissional e criar contactos.

2. Experiência

Ao alternar entre várias funções ganha mais experiência. Cada mudança aumenta o seu portfólio de habilidades.

3. Oportunidade

Há oportunidades que pode ter e que não são oferecidas aos outros funcionários, tais como: visitas a armazéns, fábricas, clientes, feiras do setor e outras instalações.

Além disso, dá-lhe a oportunidade de se voluntariar para prestar outras funções e assim representar a sua empresa noutros locais.

4. Desenvolvimento

Desenvolver-se a si próprio! É verdade, pode aprender a reter melhor as informações, a lidar com diferentes estilos de chefias e a trabalhar com diversas personalidades.

E ainda, como ser um funcionário que pode ser treinado e também quando é apropriado expressar suas próprias opiniões. Esse desenvolvimento pessoal traduzir-se-á diretamente no seu desenvolvimento profissional e fará de si uma pessoa e funcionário mais completo.

5. Diversão

Ser trainee é divertido! Provavelmente, não será o único nessa posição, então, terá pessoas com quem trabalhar, consultar e até – talvez – reduzir a idade média da sua empresa.

 

Está a terminar os estudos ou é recém-formado? A sua oportunidade, seja de emprego ou até para um programa de Trainee pode estar no Job Summit Universitário!

O Job Summit Universitário é a maior feira virtual de emprego do país e 100% gratuita. Há dezenas de empresas a recrutar, garanta já a sua presença!

Fonte: Factorial e LinkedIn