Reconhecimento de colaboradores: razões para o fazer

Se pensa que um ordenado mensal é o suficiente para manter os seus colaboradores empenhados no trabalho, então está enganado.

Manter os seus funcionários motivados requer um esforço maior por parte da empresa, do que se limitar a pagar salários. Então, o que é que é necessário para que os colaboradores estejam satisfeitos e focados no trabalho? Acima de tudo, reconhecimento.

Os funcionários gostam de se sentir valorizados e saber que o seu trabalho é devidamente reconhecido dentro da empresa. Todo o esforço passar despercebido de forma constante, pode ser desanimador.

Desta forma, se pretende criar e manter uma equipa feliz e produtiva, é essencial que reconheça e valorize os bons desempenhos dos seus colaboradores uma vez que, uma das principais razões pelas quais os funcionários deixam um emprego, é o facto de não se sentirem valorizados.

Benefícios do reconhecimento dos colaboradores

Motivação: 60% das empresas admite que o reconhecimento profissional aumenta o desempenho profissional individual. Colaboradores motivados esforçam-se mais por sentirem que têm um papel importante dentro da empresa.

Cultura de trabalho: a valorização dos profissionais ajuda a criar e a melhorar o ambiente de trabalho, criando um espaço agradável.

Retenção: colaboradores reconhecimento têm tendência a permanecer durante mais tempo nas organizações.

Trabalho de equipa: os colaboradores trabalham melhor quando se sentem valorizados, não só pelos superiores, mas também pelos seus colegas, o que ajuda a melhorar a performance do trabalho em grupo.

Satisfação dos clientes: os clientes têm 41% mais de hipótese de se tornarem fiéis a uma empresa caso experienciem uma boa atitude dos parte dos profissionais que os atendem.

Como demonstrar esse reconhecimento

Reconheça os bons profissionais: em vez de fazer acções tais como “empregado do mês”, opte por valorizar cada profissional individualmente nas alturas de sucesso.

Incentive o reconhecimento entre colegas: a valorização entre colegas é, geralmente, mais genuína que a dos supervisores.

Reconheça frequentemente: funcionários que não se sentem valorizados têm mais probabilidade de abandonar a empresa no ano seguinte. O reconhecimento frequente ajuda a manter a equipa motivada a alcançar os objectivos diariamente.

 

Fonte: The Undercover Recruiter