Uma parte boa de ser recrutador é conhecer diversas pessoas e poder falar com elas sobre a sua experiência. Mas nem tudo é bom, mostramos-lhe algumas das piores coisas que os candidatos podem dizer.
Como em qualquer trabalho, há armadilhas e, neste caso muitas vezes vêm em forma de candidatos amargos, fazendo-o tomar uma má atitude sem motivo.
Nada é mais desanimador que um excelente currículo, mas que o candidato diz:
“Aceito, seja o que for, só quero mudar”
Um recrutador não quer ouvir isso, o desespero é algo que fica muito mal ao candidato. Deve ser convincente e você não vai querer representar uma pessoa que realmente não se importa com a função que irá ter.
“Não quero discutir os detalhes do salário”
Conversas sobre o salário nunca é divertido, mas uma parte de ser um bom recrutador é conseguir chegar a um acordo com o candidato quando ao salário, que combine o proposto pela empresa e pelo candidato.
O candidato não precisa de lhe relevar tudo logo mas se você o vai representar, também é importante que ele seja aberto consigo.
“Não me importo se não estou a ser real”
Ter um candidato confiante e que sabe o que quer da sua carreira é sempre o ideal. O que não é ideal é quando são totalmente irrealistas sobre o nível ou salário que procuram.
“Um amigo meu mudou de emprego e o salário dele é x”
Quando o candidato usa “um amigo” para justificar algo que o próprio pretende, provavelmente você terá a sua decisão tomada em relação a ele (e não será positiva).
“Se não me aceitar, eu vou diretamente”
Não há nada mais desagradável que um candidato que ameaça candidatar-se diretamente à empresa (ou por outros meios) caso você não considere que ele deva passar à próxima fase.
Como recrutador, depende da sua experiência discernir a lista de candidatos mais selecionados, não o candidato em si.
“Não tive tempo de me preparar”
Representar um candidato numa entrevista com um cliente e ouvir que ele não preparar para a entrevista, mesmo depois de você lhe ter enviado material para tal, é doloroso.
“Porque me está a fazer tantas perguntas?”
Como recrutador você precisa de fazer muitas perguntas aos candidatos, para que faça a correta seleção do “vencedor”, mas muitos candidatos ficam na defensiva com muitas das perguntas e assim só mostrarão que provavelmente têm muito a esconder.
“Estou a fazer o trabalho do meu chefe”
Um candidato que afirme estar a fazer o trabalho do chefe está a cometer um enorme erro. Se não se gabar e for verdadeiro, ele irá expressar isso de outra forma.
Segundo o The Undercover Recruiter estas são as piores coisas que um recrutador pode ouvir de um candidato, então pense bem quando ouvir alguma delas de alguém que seria uma hipótese para trabalhar na sua equipa.
Veja ainda: