carreira

Um ano está a começar e a vontade de mudar algo também. Aproveite esta determinação para dar um passo em frente na sua carreira.

Foque-se num objectivo e esforce-se por o alcan̤ar. Re̼na for̤as todos os dias e ṇo perca a motiva̤̣o Рtrabalhe muito e alcance o seu objectivo.

 

  1. Mudar de emprego – Escolha esta resolução de ano novo se não for feliz no seu emprego. Não trabalhar na sua área de especialização, não se identificar com os valores da empresa, ter uma má relação com chefia/colegas e não ter perspectivas de crescimento na carreira são razões válidas para ponderar mudar de emprego.
  2. Mudar de carreira – Este pode ser o ponto de viragem no seu percurso profissional. Aproveite o novo ano para procurar emprego numa área diferente. Pesquise informação sobre as profissões com futuro, analise os seus hobbies e interesses e pense seriamente em qual a carreira que gostaria de seguir.
  3. Pedir um aumento – Comece o ano a delinear um plano para ver o seu salário ser aumentado. Deve dar às chefias argumentos fortes e fundamentados (aumento de vendas em x%, coordenação de uma equipa de N pessoas, etc.). É importante que o empregador reconheça o bom trabalho que tem vindo a fazer, por isso reúna todos os seus esforços em ser um melhor profissional e merecerá o aumento.
  4. Ser promovido – Encare uma promoção como um aumento – muitas vezes os dois andam de “mãos dadas”. Mostre que é capaz de ser um líder e assumir mais responsabilidades. Não espere subir um degrau na hierarquia da empresa se não subir um degrau no seu nível de trabalho. Dê o seu máximo e terá um bom retorno.
  5. Apostar em formação – Tirar/acabar a licenciatura ou fazer um curso de especialização na sua área profissional é um dos melhores objectivos a que pode almejar no novo ano. A formação permite-lhe manter-se a par das novidades na sua indústria, bem como adquirir conhecimentos específicos, o que lhe dará vantagem em relação a outros profissionais. Antes de decidir que curso tirar, pesquise informação sobre saídas profissionais, competências que irá adquirir e preços.
  6. Criar e manter uma forte rede de networking – Quer esteja à procura de emprego, a ponderar mudar de empresa ou carreira ou simplesmente queira ser um melhor profissional, deve cuidar da sua rede de networking. Entre no ano novo com o objectivo de expandir a sua rede, fortalecer os laços com os membros e participar em mais eventos de networking.
  7. Melhorar a relação com os colegas e chefias – Um carreira bem sucedida implica a existência de uma linha de comunicação sólida com a sua chefia e colegas. Deixe no ano que passou todas as más experiências que teve e comece um ano com “pratos limpos”. Informe as chefias sobre o progresso dos projectos, ofereça-se para ajudar os seus colegas e construa uma relação pessoal fora do ambiente de trabalho, para criar afinidade.
  8. Melhorar as capacidades de comunicação – Saber comunicar de forma efectiva é uma competência fundamental para a maioria dos profissionais. Seja com colegas, chefes, clientes ou fornecedores, são variadas as situações em que é necessário saber receber e transmitir ideias adequadamente. Tenha como resolução de ano novo melhorar a comunicação – é uma grande ajuda para a sua carreira.
  9. Não levar trabalho para casa – Esta resolução aplica-se de forma literal e sem ser literal. É importante que consiga balançar o trabalho com a sua vida pessoal. Tente executar as suas tarefas no horário de trabalho estipulado e não ficar “preso” a fazer horas extra. Se vir que não é possível completar os projectos no horário determinado, analise a possibilidade de delegar trabalho ou pedir ajuda a um colega que tenha menos trabalho. É, também, importante que consiga “limpar a mente” quando vai para casa. Aproveite o tempo em casa para passar tempo com a família, fazer exercício, sair e fazer os seus hobbies.
  10. Reduzir o stress – Primeiro deve tentar perceber o que causa o stress. É uma relação difícil com a chefia? Trabalho a mais? Está a pôr demasiada pressão em si mesmo? Quando descobrir o que motiva o stress procure arranjar uma solução. Se é a chefia, tente desenvolver as linhas de comunicação e mostrar bons resultados. Uma melhoria da sua parte ajudará  a que exista menos pressão. Se o problema é trabalho a mais, delegue e aumente a sua própria produtividade. Assim, quando chegar ao fim do dia não ficará stressado por não ter completado ainda os projectos. Por outro lado, se o stress é auto-induzido, opte por tirar 10 minutos da sua manhã e da sua tarde para fazer exercícios de relaxamento, andar a pé ou jogar algo que o distraia. Relaxe e seja um profissional melhor.

Escolha uma destas resoluções de ano novo e foque-se no seu objectivo durante todo o ano. Siga o plano e será mais bem sucedido na sua carreira.