Recusar uma tarefa e dizer “não é o meu trabalho” pode fazê-lo parecer preguiçoso e pouco flexível.

Mas, não é por isso que deve dizer que “sim” a tudo o que lhe pedem para fazer, quando não são tarefas suas.

Então, veja neste artigo frases que pode usar para substituir a sua intenção de não fazer algo que não seja o seu trabalho.

Em vez de “Não, esse não é meu trabalho”, diga “Gostava de ajudar, mas não consigo agora”

Provavelmente você também tem muito trabalho, por isso, assumir as tarefas de outra pessoa pode impactar negativamente o produto final, tanto o seu trabalho quanto o do seu colega.

Tem de ter noção do seu próprio trabalho para evitar assumir responsabilidades demais. Talvez tenha muita coisa na sua lista de tarefas, mas algumas delas possam ser adiadas.

Se quiser de facto ajudar e for possível adiar tarefas suas, pode ponderar em aceitar, mas, se não for o caso então diga-o.

Em vez de “Sim, deixe-me largar tudo”, diga “Como posso ajudar (dentro deste prazo)?”

Você tem tempo para ajudar, mas noutro momento, então pergunte como pode ajudar mas noutro horário, na altura em que vocês prevê que realmente pode.

Assim, se quer ser visto como alguém que trabalha em equipa, precisa de assumir novas responsabilidades, mesmo que não sejam inteiramente da sua responsabilidade.

 

Então, se diz “não é o meu trabalho” ou “não é a minha responsabilidade”, automaticamente passa a mensagem de que não está disposto a ajudar e ir mais além.

Lembre-se que não deve assumir todas as tarefas dos seus colegas regularmente. Se chegar a esse ponto, é hora de conversar com seu chefe.

Mas, da próxima vez que um colega de trabalho pedir a sua ajuda, pergunte a si mesmo se é possível!

Fonte: The Muse