Pode não estar interessado e querer recusar uma entrevista de emprego. Mas pode dizer que não e deixar a porta aberta. Nós explicamos-lhe como.
Saiba quando e por que não há problema em recusar uma entrevista e como o fazer.
Com a ajuda do The Muse damos-lhe algumas dicas de como escrever o email de resposta.
Quando deve recusar uma entrevista de emprego?
Embora não seja uma atitude muito correta, se for educado e profissional há uma grande probabilidade da empresa não levar a mal.
No fundo, é mais importante recusar a entrevista do que fazer o recrutador perder tempo.
Então, eis alguns motivos que o podem levar a recusar uma entrevista:
1. Aceitou outra oferta de emprego
Quando está em locais cujo seu perfil pode ser encontrado pelos recrutadores, como é o caso do LinkedIn, várias ofertas podem surgir.
Então, se já aceitou a proposta de outra empresa, deve recusar algum pedido de entrevista. Para isso, pode escrever o seguinte:
Olá [Nome],
Muito obrigado por entrar em contato! Sou grato pelo tempo e consideração que dispensou à minha candidatura para o cargo de [cargo]. No entanto, recentemente aceitei uma oferta de outra organização.
Desejo-lhe boa sorte no desempenho desta função e espero que possamos manter contato. Se alguma coisa mudar no futuro, certamente entrarei em contato caso seja o momento certo para ambos os lados.
Cumprimentos,
[Nome]
2. descobriu obstáculos suficientes
Se conseguiu perceber que há vários sinais de alerta, o melhor é recusar.
Sinais como o recrutador passar meses entre enviar um email para si ou descobrir que a maioria dos funcionários trabalham demasiadas horas.
3. definiu o que deseja a seguir
Talvez, depois de enviar algumas candidaturas, tenha percebido que é competitivo para cargos de nível mais sénior ou tenha mudado a sua procura de emprego.
Assim, pode fazer sentido conversar com o recrutador para manter a porta aberta, mas se estiver a seguir outro caminho, vá em frente.
4. os Seus planos de vida mudaram
Por algum motivo a sua vida pessoal mudou desde que se candidatou até ser contactado para uma entrevista.
Nesse caso, se está entusiasmado com o cargo, pode ver se há alguma flexibilidade para acomodar as suas novas circunstâncias, caso contrário, é completamente justo recusar. Mas, veja como pode responder:
Olá [Nome],
Muito obrigado por enviar este gentil convite para uma entrevista para o cargo de [cargo] na [Organização]. Desde que apresentei a minha candidatura, as minhas circunstâncias mudaram e, infelizmente, preciso de recusar esta oportunidade.
Eu adoraria manter contato e espero que tenhamos outra chance de trabalhar juntos no futuro.
Obrigado novamente pelo seu tempo e consideração.
Melhor,
[Seu nome]
5. os Seus planos de trabalho mudaram
Estava à procura de um novo emprego mas o seu chefe fez-lhe uma proposta irrecusável, então recuse a entrevista para a qual o chamaram.
Mas, conhece alguém com a sua função, que quer mudar de carreira? Pode recomendá-lo aqui, saiba como:
Olá [Nome],
Muito obrigado pela oportunidade de entrevista para o cargo de [cargo] na [Organização]. Embora a vossa empresa me agrade porque [um motivo convincente baseado na sua missão, produto ou serviço], já não pretendo mudar de carreira neste momento.
No entanto, o meu colega [nome do colega com link para perfil do LinkedIn] pode ser interessante. Eu recomendo-o fortemente pela minha experiência anterior e acho que ele poderia ser um ótimo complemento para a vossa equipa.
Boa sorte – e espero que esta não seja a última vez que nos cruzamos!
Obrigado,
[Seu nome]
6. não pode (ou não quer) dedicar tempo para se preparar
Se não está à procura de trabalho ativamente ou foi chamado para uma entrevista para um cargo que não lhe diz nada, não há problema em dizer não.
Olá [Nome],
Muito obrigado por analisar minha inscrição e me convidar para uma entrevista para o cargo de [cargo] na [Organização]. No entanto, infelizmente preciso retirar minha inscrição deste processo.
Obrigado novamente por seu tempo e consideração e espero que possamos permanecer conectados.
Melhor,
[Seu nome]
Como você deve recusar uma entrevista de emprego?
Então, para ter a certeza que quer recusar a entrevista, siga esta lista de verificação:
1. tenha a certeza
Considere os seus motivos para não querer aceitar e certifique-se de que sejam legítimos.
2. Responda prontamente, dentro do razoável
Deixar a empresa à espera por muito tempo pode levá-lo a ser considerado pouco profissional. Então, responda em pouco tempo, para que pareça que pensou e considerou cuidadosamente.
3. Comece por agradecer
Mesmo que não queira trabalhar na empresa, agradeça pela oportunidade.
4. Mantenha seu raciocínio vago
Não há necessidade dizer todos os motivos pelos quais não aceita a entrevista. Pode querer voltar e isso será muito mais fácil se não tiver contado todos os motivos pelos quais não quer trabalhar lá.
5. Sugira outra pessoa
Se conhece alguém que possa estar interessado no cargo, é uma atitude elegante dar ao recrutador uma nova liderança.
Nunca sabe quando pode voltar a precisar de contactar a empresa em questão para se candidatar a uma oferta, por isso, tenha atenção à forma como recusa a entrevista de emprego.