A Segurança Social arrancou um projeto piloto para promover o atendimento remoto, através de videoconferência. Este serviço é feito por marcação.

Em comunicado é referido que o objetivo é canalizar os cidadãos e empresas de locais onde as marcações de atendimento presencial sejam mais demoradas.

De acordo com o Ministério do Trabalho e da Segurança Social, o tempo médio de espera a nível nacional entre a marcação e o atendimento é de nove dias.

Este projeto piloto está agora disponível com nove serviços de atendimento de quatro Centros Distritais em contacto, através de videoconferência através da plataforma Teams. Assim, o atendimento passa a ser garantido mesmo quando os funcionários se encontram em tele-trabalho.

Para já, o encaminhamento das chamadas será assegurado apenas através da Linha da Segurança Social, que poderá propor esta alternativa quando não estiver disponível um atendimento presencial célere.

A perspetiva da Segurança Social será alargar o número de balcões a atender por videoconferência no território, aumentando assim a sua capacidade de resposta.

Fonte: Idealista