A pandemia veio transformar as nossas vidas, inclusive o trabalho, com isto pode sentir que a progressão da sua carreira estagnou.

Mas o crescimento na carreira não é só uma promoção no seu atual emprego ou mudar de empresa, é também construir novas habilidades e ganhar novas experiências.

Damos-lhes 9 dicas, que pode fazer remotamente, que irão contribuir para a progressão da sua carreira e prepará-lo para o sucesso quando o mercado de trabalho recuperar.

1. Defina um objetivo de crescimento e foque-se nele

O primeiro passo para o desenvolvimento profissional é definir para o que está a trabalhar, ou seja, que metas deseja alcançar.

Depois de ter os seus objetivos definidos, descubra as habilidades que precisa de desenvolver ou fortalecer, tipos de experiência ou contactos que serão úteis.

Mantenha tudo isto em mente ao elaborar o seu plano de crescimento e mantenha o foco.

2. Marque uma reunião com o seu chefe para discutir a sua carreira

Fale com o seu chefe para perceber o seu futuro na empresa. Prepare-se com os tópicos que deseja discutir e seja positivo, expresse o que quer com clareza.

Pode pedir mais responsabilidade, discutir formas de melhorar e conseguir uma promoção assim que este período passar ou pedir uma oportunidade num campo que deseja evoluir.

3. Voluntarie-se em projetos para além da sua função

Se os líderes da sua empresa precisarem de ajuda num novo projeto relacionado com as metas que definiu para a sua carreira, ofereça-se.

Os gerentes vão-se lembrar de quem quis assumir mais responsabilidades, o que o ajudará a crescer dentro de sua empresa. Além disto, será também uma oportunidade de desenvolver novas habilidades, praticar outras, ou aprender sobre uma nova parte do negócio.

4. Seja inovador – dê novas ideias

Identificar problemas e propor soluções é uma habilidade valorizada, assim irá mostrar que tem capacidade para ter mais responsabilidades.

Pode também apresentar novas ideias que o ajudarão a desenvolver as habilidades que precisa.

5. Mantenha e aumente a sua rede dentro da empresa

Ter uma boa relação com as pessoas com quem trabalha é essencial para o crescimento da sua carreira. Isto pode ajudá-lo a posicionar-se para uma futura promoção ou num novo projeto noutro departamento.

Os seus colegas poderão também recomendá-lo a pessoas da rede deles que estejam a contratar – fora da sua empresa – e ajudá-lo a desenvolver os seus objetivos.

6. Participe em eventos virtuais

Aposte no virtual, participe em eventos ou conferências, poderá aprender mais sobre o que pretender.

Ou porque não criar o seu próprio evento virtual? Convide colegas e ex-colegas e peça-lhes que convidem outras pessoas.

Isto traz-lhe dois benefícios: alarga a sua rede, o que será uma mais valia se decidir procurar outro emprego e dá-lhe ideias que pode propor para implementar na sua empresa.

7. Procure um mentor

Mentores profissionais podem dar-lhe bons conselhos. Uma pessoa que se destaque na sua área ou alguém que vocês admire, procure essa pessoa e peça-lhe ajuda, feedbacks e opiniões.

8. Faça cursos online

Existem inúmeros cursos online que pode fazer para aumentar e aperfeiçoar as suas habilidades. Isto pode prepará-lo para uma promoção ou um novo emprego, tornando-o um candidato mais atraente.

9. Controle o seu autodesenvolvimento

Aposte em livros, podcasts e outros meios, como documentários ou vídeos, para o seu próprio desenvolvimento.

Fonte: The Muse