A gestão da sua carreira é obrigatória se pretende obter o máximo de sucesso e felicidade do tempo que investe na sua carreira. É muito provável que dedique 40 horas semanais durante a totalidade da sua vida adulta, e ao gerir a mesma de forma eficaz, está a aproveitar o máximo dessas 40 horas.

Desenvolver os seus talentos e capacidades vai expandir o seu horizonte e acrescentar valor à sua contribuição para a empresa. Isto, em retorno, pode torná-lo bem-sucedido profissionalmente.

Dicas para desenvolver e crescer profissionalmente

1. Marque objetivos e elabore um plano para os atingir

Será que o desenvolvimento e gestão da sua carreira podiam usar um pouco de ajuda para ganhar impulso? As pessoas com mais sucesso e felicidade profissional determinaram proativamente o que pretendem retirar da sua experiência e trabalho.

2. Considere outros fatores

Incluir o seu superior e a sua experiência e mentoria neste plano de carreira pode assegurar um apoio essencial na gestão da sua carreira profissional.

3. Utilize os programas da empresa

Algumas empresas possuem programas de formação para ajudar os seus colaboradores a gerir e desenvolver a suas carreiras de forma eficaz. Noutras, terá de ser o próprio a procurar formas de o fazer eficientemente. Organizações com programas de formação geralmente focam a sua energia em ajudar os seus trabalhadores a desenvolver um caminho profissional.

4. Tome controlo do seu caminho profissional

O caminho profissional que pretende percorrer pode ser debatido em diversas reuniões com o seu superior. Algumas empresas demonstram um verdadeiro compromisso com os seus trabalhadores ao fornecer recursos financeiros para os ajudar neste processo. Contudo, lembre-se que este é o seu caminho.

5. Descreva o seu plano

Os percursos profissionais são recomendados pela mesma razão que os objetivos profissionais são aconselhados. Estes dois aspetos compõem o plano descrito que pode ajudar qualquer profissional a tomar o controlo do que é mais importante para a sua realização e sucesso. Sem um plano, pode sentir-se sem rumo e não possui um termo de comparação para medir o seu progresso.

 

Fonte: The Balance Careers