competências pessoais

As suas soft skills são um factor decisivo na procura de emprego. Saiba aqui o que são e como podem ser benéficas no local de trabalho.

O que são as soft skills?

Segundo o site Career Planning, soft skills são as qualidades intrínsecas de cada um. Incluem os nossos hábitos, atitudes e a forma como interagimos com os demais. São mais difíceis de definir do que as competências profissionais (conhecimentos de um software em específico, conhecimentos de Línguas, etc.). As competências pessoais não se adquirem com formação, mas sim através da vivência e experiências pela qual o candidato passa durante a sua vida.

Soft skills valorizadas pelos empregadores:

  • Capacidade comunicativa: as pessoas com uma elevada capacidade de comunicação têm mais facilidade em transmitir informação, quer de forma escrita como oral.
  • Relacionamento interpessoal:  capacidade de comunicar com os outros sem julgar as suas opiniões. Pessoas com bom relacionamento interpessoal são capazes de partilhar ideias e ajudar quando os colegas necessitam.
  • Resolução de problemas e pensamento crítico: o indivíduo é capaz de compreender qual a melhor forma de solucionar um problema. Usará o pensamento crítico para avaliar qual a melhor solução após pesar os prós e contras de cada uma.
  • Escuta activa: quando se faz um esforço para perceber com clareza o que nos está a ser transmitido. O indivíduo interrompe o seu interlocutor somente quando necessário e faz questões para ter a certeza de que compreendeu a informação.
  • Vontade de aprender: quando o indivíduo está disposto a aprender algo novo para poder melhorar o seu trabalho.
  • Boa gestão de tempoo trabalhador sabe como completar os projectos dentro do limite temporal imposto, dando prioridade aos projectos mais importantes.
  • Trabalhar bem em equipa: podem ser líderes ou seguidores, mas cooperam com outros elementos para produzir o melhor resultado possível. Estão dispostos a partilhar a responsabilidade, tanto em caso de falhanço como de sucesso.
  • Flexibilidade: o indivíduo adapta-se bem a qualquer situação. Encara de frente qualquer projecto diferente que lhe seja dado.

Porque são importantes as soft skills:

Porque nos ajudam a desempenhar as funções profissionais de forma eficiente. Melhoram a forma como lidamos com empregadores, colegas, Clientes…

Estas competências são transversais a todos os empregos, pelo que devem constar no seu curriculum vitae. Procure demonstrar a forma como as utilizou em situações específicas. Por exemplo: “a minha capacidade de resolver problemas fez com que um cliente que estava perto de escrever no Livro de Reclamações acabasse por escrever um elogio.”