Embora muitas vezes o sucesso seja atribuído à extroversão, inteligência, criatividade ou aquele fator X que nasceu com a pessoa, há um importante traço de personalidade que prevê o sucesso no trabalho.

São cinco os traços de personalidade que muitos psicólogos dizem constituir a receita para a personalidade das pessoas. Assim, são eles: franqueza, extroversão, afabilidade, neuroticismo e consciência.

A consciência! De todos, é este o importante traço de personalidade que prevê o sucesso no trabalho.

Pessoas conscienciosas são organizadas, voltadas para objetivos e atenciosas. Preocupam-se com os detalhes.

Assim, embora diferentes características possam indicar o sucesso em diferentes tipos de carreira, a consciência é um indicador de sucesso que permeia todas as profissões.

Um estudo revelou que pessoas conscienciosas têm mais probabilidade de receber ofertas e manter um emprego.

Também é provável que a sua procura de emprego seja mais simples porque são mais organizados e eficientes. Além disso, é provável que mulheres conscienciosas tenham mais probabilidade de ganhar mais dinheiro.

 

Então, são os conscienciosos os mais bem-sucedidos no trabalho, não importa o tipo de trabalho que façam.

 

Não está convencido?

Veja alguns livros que o Workopolis indica para lhe mostrar que investir tempo e esforço pode tornar de todos um génio:

  • Why Not Me?, de Mindy Kaling: lembra aos jovens dos 20 anos que é preciso muito trabalho para chegar ao topo;
  • How to Fly a Horse: The Secret History of Creation, Invention, and Discovery, de Kevin Ashton: o autor visa derrubar o mito do génio criativo usando exemplos para provar que ninguém é imune ao fracasso;
  • Big Magic: Creative Living Beyond Fear, de Elizabeth Gilbert: aprofunda-se na criatividade. Embora não precise sofrer para ser criativo, precisa de trabalhar e persistir muito.