Nem sempre é fácil olhar para segunda-feira com bons olhos. Sobretudo no Verão, os fins-de-semana podem felizmente saber a  férias e os dias longos conseguem mais facilmente afastar-nos da rotina. Tanto, que depois não apetece lá muito voltar.

comecar-bem-semana

Mas sem férias marcadas, o melhor mesmo é começar a semana de trabalho da melhor forma possível.  E com tanto trabalho para fazer na segunda, bem precisamos de entrar com o pé direito.

A ansiedade em começar a semana deve-se geralmente a falta de preparação ou cansaço.  Se está mais cansado na segunda do que estava na sexta, é normal que o dia e a semana se tornem difíceis. Conheça aqui 10 dicas para ter uma boa semana e começar com as baterias recarregadas, segundo o Time Management Ninja.

#1 Descanse o suficiente

Quase todos precisamos do fim de semana para recuperar da semana de trabalho. No entanto, algumas vezes acabamos por dormir ainda menos do que durante a semana. Tenha a disciplina de descansar o necessário para entrar na semana com energia. Se entrar cansado, será certamente uma semana difícil.

#2 Saiba ao que vai

Começar a semana sem rever o calendário é como guiar um carro de olhos vendados: provavelmente vai bater em alguma coisa. Saiba o que lhe espera antes da semana começar e reveja o seu calendário antecipadamente.

#3 Saiba o que tem de fazer

Mantenha a sua lista de to do’s actualizada. Se não tem noção das tarefas que tem pela frente nem de quando tem de terminá-las, provavelmente algo irá correr mal. Aproveite 10 minutos de Domingo à noite ou de segunda de manhã para assentar ideias e preparar-se para o que lhe espera.

#4 Prepare a segunda logo na sexta anterior

Se chegar à sua secretária na segunda-feira e tudo estiver confuso e desorganizado, terá muito mais dificuldade em começar a trabalhar de forma eficiente. Não saia do trabalho à pressa na sexta-feira e certifique-se que tudo está preparado para lhe assegurar uma “aterragem” suave na segunda de manhã.

#5 Não se esqueça do trabalho de casa

Só porque não está a estudar, não quer dizer que não tenha trabalho de casa. Se vai ter uma apresentação importante ou tem uma tarefa que está atrasada, tire algum tempo do fim de semana para adiantar trabalho.

#6 Faça exercício físico

Nada melhor do que exercício físico na segunda de manhã para começar a semana cheio de energia. Pode ser difícil sair da cama, mas vai valer a pena. Verá que entra na semana com força e confiança.

#7 Comece cedo o dia

Se há um dia em que vale a pena começar cedo, é na segunda-feira. Após o fim-de-semana, pode ter surpresas na caixa de entrada e emails com tarefas com que não contava. Ao chegar antes da hora pode ganhar tempo e conseguir controlar a situação em vez de ser controlado por ela.

#8 Motive-se

Precisa de inspiração para começar a semana? Leia ou veja algo que o motive. Há quem mantenha frases, livros, músicas ou vídeos por perto para caso precisa daquela motivação extra para atacar a semana.

#9 Comece a trabalhar

Termine uma tarefa extremamente importante ainda antes da semana começar. O tempo investido pode ser compensador e trazer-lhe a estabilidade que precisa para ter uma semana tranquila.

#10 Tenha uma atitude positiva

Encha-se de atitude positiva para a nova semana. Ao ser positivo, conseguirá mais facilmente contornar qualquer obstáculo que surja. A sua atitude define a forma como vive a semana de trabalho, seja ela muito ou pouco atarefada.

 

Lembre-se: não comece a semana com as baterias no mínimo, descanse, faça o trabalho de casa e motive-se para entrar na semana com o pé direito!