Os fins de semana passam sempre mais rápido do que gostaríamos. Mas na verdade ainda são 60 horas entre as seis da tarde de sexta-feira e as seis da manhã de segunda! Mesmo que descanse bastante para entrar bem na semana de trabalho e durma 24 horas, ainda lhe sobram 36 horas para aproveitar o fim de semana. Ainda é muito tempo para se divertir, relaxar e, mais importante, recarregar baterias.

aproveitar-o-fim-de-semana

Aprenda 10 truques para tirar o máximo partido dos fins de semana, segundo a Fast Company.

#1 Faça um plano

Estamos tão ocupados durante a semana que quando chega ao fim de semana pensamos que não queremos fazer “nada”! Mas é impossível não fazer nada e se não planear vai acabar por fazer coisas e, se estas forem as coisas erradas, quando o Domingo chegar, vai perguntar-se onde foi parar o tempo.

Além disto, como as crianças nos ensinam com os presentes de Natal, antecipar e “sonhar” algo dá tanto prazer como a experiência em si. Assim, procure planear como quer passar o fim de semana e o que quer fazer.

#2 Não planeie o tempo inteiro

Só porque tem um plano não significa que os seus fins de semana tem de ser como os dias de trabalho e planeados a cada 15 minutos. 3 a 5 eventos âncora – aquelas coisas que está com vontade de fazer – podem chegar para um excelente fim de semana.

#3 Saia da rotina

Os fins de semana são óptimas oportunidades para sair da rotina e explorar outras actividades. Faça uma lista das coisas que gostaria de experimentar fazer num raio de 2 horas de sua casa. Uma caminhada, uma aula de surf ou de música, um workshop de cozinha… Seja o que for, lembre-se que a vida não acontece sozinha e ponha-se a jeito para felizes acasos.

#4 Faça exercício

Sobretudo quando estão bons dias, aproveitar as manhãs para fazer exercício pode revelar-se muito benéfico. Não só é útil para a saúde e forma física, como pode trazer uma sensação de preenchimento e felicidade.

#5 Decida quando não quer fazer nada

Temos tendência a distrair-nos facilmente em frente à televisão, ao computador ou simplesmente sentados no sofá. E se vão passando as horas. Não tem mal nenhum fazer uma sesta no Domingo à tarde mas, se quer fazê-lo, pense de antemão em quando quer fazê-lo. Assuma o controlo do seu tempo de forma activa, em vez de deixar-se levar e ir ao corrente do que vai acontecendo.

#6 Não ceda à nostalgia de Domingo à noite

Mesmo quando se gosta do trabalho, é fácil ficar nostálgico e ligeiramente deprimido no Domingo à tarde quando se pensa na manhã de trabalho do dia seguinte. Uma óptima forma de contornar esta sensação é planear algo divertido para Domingo à noite. Ao saber que ainda tem algo interessante para fazer, a sua mente irá focar-se no que ainda está para vir em vez de começar a antecipar a semana seguinte.

#7 Tire o máximo dos horários dos outros

Se tem de ir levar e buscar o seu filho a uma aula de natação, procure aproveitar de forma útil esse intervalo. Leia um livro ou o jornal em vez de ficar para a olhar para ar. Transforme estes períodos, que poderiam ser um frete, em algo interessante.

#8 Evite demasiadas tarefas domésticas

Procure ter a casa organizada e as tarefas em dia durante os dias de semana. Se não o fizer, facilmente passará o fim-de-semana agarrado à maquina de lavar em vez de aproveitar os dias de sol.

#9 Invista algum tempo a planear a semana seguinte

Antes de ir dormir no Domingo ou noutra altura qualquer, procure definir os objectivos e metas que quer alcançar na semana seguinte, tanto a nível pessoal como profissional. Este planeamento de alto nível irá ajudá-lo a organizar as ideias e pôr a cabeça em ordem, por forma a estar preparado para enfrentar a manhã de segunda-feira.

#10 Não esteja sempre a trabalhar

As pessoas bem sucedidas geralmente trabalham um pouco durante o fim de semana. Mas também sabem que a importância que tem descansar o cérebro e recuperar energias. Reserve sempre tempo para desligar absolutamente do trabalho.

 

Não se deixe controlar pelo tempo e decida o que quer fazer. Aproveite o fim-de-semana para passar tempo de qualidade com a sua família e amigos, fazer coisas que gosta, explorar novas possibilidades e recuperar energias para a semana que se avizinha!