As redes sociais vieram para ficar e tornaram o mundo mais aberto e interligado, trazendo aos seus utilizadores enormes possibilidades. Mas nem tudo são rosas. Publicações e partilhas em sites como o Facebook ou Twitter acabam por ser muitas vezes declarações públicas que podem atingir dimensões inesperadas.

Não obstante os cuidados a ter as com questões de privacidade e o tipo de informação que partilha com quem, conheça aqui 10 erros cometidos em redes sociais que podem prejudicar seriamente a sua carreira, elaborados pelo site Learn Vest.

redes sociais - 10 erros

# 1 – Fazer comentários sobre uma entrevista ou proposta de emprego

Após uma entrevista, uma candidata publicou o seguinte tweet: “Recebi uma proposta de emprego da Cisco! Só falta saber se o bom ordenado compensa a deslocação diária e o facto de odiar o trabalho!”. Um colaborador da empresa viu o tweet e o comentário chegou aos ouvidos do recrutador.

Evite sempre fazer comentários públicos depreciativos sobre entrevistas ou propostas de emprego. Estes podem não só prejudicar-lhe na oportunidade em causa e a procura de emprego, mas também manchar-lhe a reputação.

# 2 – Fazer check-in num bar quando devia estar na cama doente

Um jovem norte-americano publicou uma fotografia a beber cerveja mascarado de fada no mesmo dia em que tinha alegado motivos familiares urgentes para faltar ao emprego. Acabou por ser visto por um colega.

Tenha cuidado com os colegas e chefes que adiciona nas redes sociais e, já agora, não  faça check-in no Foursquare se não foi trabalhar por estar doente.

# 3 – Criticar as condições de trabalho

Já vários colaboradores foram despedidos por criticar publicamente os salários, horários ou condições de trabalho de empresas.

Embora haja liberdade de expressão e tenha o direito a manifestar a sua opinião, há canais indicados para fazê-lo: falar com supervisores ou chefes, em vez de falar publicamente para quem estiver a ouvir.

#4 – Fazer comentários discriminatórios

Já várias pessoas perderam o emprego por causa de comentários insensíveis ou racistas.  Nos Estados Unidos, um colaborador da Walmart foi despedido pela seguinte afirmação: “O Governo devia pôr limites ao número de filhos que as famílias têm! Se não têm rendimentos para alimentá-los, então não deviam ter filhos!”.  Um cliente acabou por ler o comentário e reportou à gestão.

Evite comentários ofensivos e temas como morte, desastres ou raças.

# 5 – Dizer ao mundo que está aborrecido e cansado de tudo

Quem anda chateado com a vida e farto de tudo, está também provavelmente insatisfeito no emprego. Comentários deste género podem sinalizar que não está satisfeito ou motivado, acabando por prejudicá-lo tanto a nível de promoções como de continuidade na empresa.

Se está aborrecido e pouco motivado, procure reencontrar o equilíbrio em vez de dizer mal de tudo. Tente melhorar a situação profissional conversando com os seus chefes, envolvendo-se em novos projectos ou apostando em interesses pessoais.

# 6 – Falar de temas inapropriados

Em 2006 uma ex-secretária de um congressista decidiu falar sobre a sua vida sexual num blog. Apesar de o fazer anonimamente, não revelando o seu nome, mencionava o nome de parceiros, que inclusivamente lhe pagavam para tal. Acabou por ser processada e foi à falência.

Se tiver um blog pessoal, assuma que os seus colegas vão provavelmente acabar por lê-lo. Procure perceber se os tópicos que quer desenvolver são compatíveis com a sua actual posição e com as políticas da empresa.

# 7 – Dizer mal de clientes

Um empregado do Startbucks foi despedido depois de publicar vídeos no youtube com canções a criticar clientes. Apesar do tom humorístico com que o fazia, acabou por ser despedido.

Se o comportamento dos clientes não lhe agrada, fale com o seu supervisor e procure resolver a situação. Em público, o melhor é ter cuidado, sorrir e controlar-se.

# 8 – Entrar numa discussão pública

Uma relações públicas manifestou a sua frustração em relação a um jornalista num tweet. Rapidamente começou uma troca de comentários, em que o jornalista partiu para insultos e ofensas. O jornal acabou por ter de pedir desculpas públicas em nome do jornalista.

Face a críticas, procure manter-se neutro ou seja educado. Como se diz no mundo digital, muitas vezes o melhor é ignorar e “não alimentar o monstro”. Se responder, não baixe o nível e tenha uma abordagem construtiva.

# 9 – Dizer mal de colegas ou chefes

Um repórter utilizou o Twitter para fazer pouco das gralhas de alguns estagiários. Em pouco tempo começou a circular um email interno na empresa com todos os comentários e o jornalista acabou por ser repreendido.

# 10 – Revelar-se em comportamentos de risco, especialmente quando trabalha com crianças

Uma professora que publica fotografias embriagada em despedidas de solteiro ou publica comentários a chamar “pequenos vermes” aos alunos, arrisca-se a problemas.

Sobretudo para pessoas que trabalham com crianças, idosos ou pessoas incapacitadas, o cuidado a ter é redobrado.

 

Lembre-se sempre que tudo o que partilha nas redes sociais pode vir a tomar proporções que não controla nem esperava e prejudicar a sua carreira. Antes de publicar algo, pense sempre: “Faria isto à frente de colegas, chefes ou clientes?”.