linkedin google plus facebook twitter
Home / Candidaturas / 4 dicas sobre as recomendações no LinkedIn

4 dicas sobre as recomendações no LinkedIn

4 dicas sobre recomendações no Linkedin

Talvez não seja novidade para si, que os recrutadores utilizam cada vez mais o LinkedIn para pesquisar potenciais candidatos a uma vaga de emprego.

São vários os casos em que o recrutador vai avaliar o seu perfil no LinkedIn para ver as suas competências, trabalhos anteriores e também recomendações, antes de ser seleccionado para uma entrevista.

As recomendações/ referências são uma componente vital de um perfil eficaz no LinkedIn.

Quando alguém vê o seu perfil do LinkedIn, vai não só ver uma versão online do seu currículo, como também as referências sobre si.

As recomendações de supervisores, clientes, fornecedores e colegas confirmando as suas qualidades, competências, realizações e forma de trabalhar, não só irão melhorar o seu perfil, como também irão mostrar ao recrutador as referências que atestam a sua capacidade para preencher a vaga que está em aberto.

Eis, de seguida, alguns conselhos sobre como obter recomendações no LinkedIn, a quem pedir referências e como gerir as recomendações que recebeu. Veja outra dicas também aqui.

  1. Pedir recomendações do LinkedIn

  • Clique em:

– Perfil

– Recomendações

– Pedido Recomendações

  • Caso alguém já tenha escrito uma recomendação para si fora do LinkedIn, pode encaminhar uma cópia do seu documento e perguntar se o podem partilhar também no seu perfil do LinkedIn.
  • Aproveite o seu tempo livre para pedir recomendações aos seus contactos do LinkedIn. As recomendações de pessoas com quem já trabalhou têm um enorme peso para os potenciais empregadores. Para eles, uma recomendação no LinkedIn é uma referência e pode ajudá-lo a garantir uma entrevista.
  • Pode pedir directamente uma recomendação, pois é fácil solicitar uma recomendação via sistema de mensagens do LinkedIn. Quando o fizer, pergunte ao seu contacto se o pode fazer e se tem tempo. Desta forma, facilmente lhe vão responder e mostrar ou não a sua disponibilidade.
  • Pode incluir no seu pedido uma lembrança de uma experiência que partilhou com a pessoa em questão, que pode servir de base para a sua recomendação.
  1. Fazer recomendações no LinkedIn

A melhor forma de obter recomendações no LinkedIn é dá-las também a outras pessoas. Quando se recomenda alguém no LinkedIn, está a atestar as suas qualificações – e as pessoas adoram ser referenciadas. Estas pessoas provavelmente vão retribuir o seu gesto.

O primeiro passo é procurar pessoas da sua empresa, bem como clientes e outros contactos profissionais. Não negligencie os colegas com quem colaborou noutras organizações.

Ao recomendar alguém, vai fazer com que essa pessoa se sinta na obrigação de retribuir o seu gesto.

Depois de fazer a sua recomendação, diga porque o fez: eventualmente, por causa da visão positiva que tem do seu trabalho.

  1. Gerir recomendações do LinkedIn

É possível gerir as recomendações que recebe.

Ao receber uma recomendação de alguém, vai ser notificado via e-mail. Desta forma pode analisar a recomendação que lhe foi feita e solicitar uma revisão, ou alteração, se necessário. Se por algum motivo não quiser que a recomendação fique no seu perfil, não tem que a publicar.

Saiba o que os recrutadores esperam encontrar nas suas referências.

  1. Como NÃO pedir uma recomendação no LinkedIn

Uma nota importante – não peça recomendações às pessoas que não conhece.

Alison Doyle, uma especialista em carreiras profissionais nos E.U.A., conta um exemplo de uma experiência desagradável que lhe aconteceu no LinkedIn, quando recebeu uma mensagem de alguém que dizia: “a quem me conhece, gostava que me escrevessem umas palavras de recomendação.”

Esta não é uma boa forma de pedir uma recomendação.

Mesmo que a pessoa o conheça, ela não vai gostar de receber uma mensagem que foi dirigida a um grupo, em vez de se ter dado ao trabalho de escrever uma mensagem pessoal.

 

 

 

About Alerta Emprego

O Alerta Emprego é um portal de emprego que ajuda empresas e recrutadores a encontrar os melhores candidatos e a gerir processos de recrutamento. Além de promover anúncios de emprego, o Alerta Emprego funciona como uma base de dados de CVs pesquisável, tornando mais fácil a procura de candidatos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*