Não é difícil perceber que existe muito “ruído” nas redes sociais, e por isso ser notado torna-se uma tarefa cada vez mais desafiante. Se é um candidato que está à procura de um novo emprego e está iniciar a sua pesquisa, é bem provável que já sinta alguma pressão com tudo o que vai vendo na internet.

Os candidatos recebem todos os tipos de orientação, desde conselhos contraditórios sobre currículos, cartas de apresentação, ou estratégias para utilizar nas entrevistas. No entanto, existe um consenso relativamente ao Linkedin e ao perfil a ter nesta rede social em que precisa ser o superstar de modo a destacar-se na multidão.

Para muitas pessoas o LinkedIn é ainda um pequeno segredo. A maioria dos profissionais conhecem-no e sabem da importância de ter uma conta nesta rede social, embora ninguém lhes tenha dito o porquê de terem uma. Ainda assim, existem muitos perfis incompletos por “terras” do LinkedIn.

Vejamos o que precisa saber: teve a sorte de um empregador olhar para o seu currículo, então a primeira coisa que certamente fará é procurá-lo no LinkedIn. Tenha atenção ao seu “prime time”, porque se não o tiver, o mais provável é perder a oportunidade de receber aquela chamada tão desejada para uma entrevista.

Analisemos então 4 coisas que deve fazer para tornar o seu perfil de LinkedIn memorável:

1. Tenha uma foto profissional.

Não precisa necessariamente de um fotógrafo profissional para lhe tirar uma fotografia, mas deve ter em mente alguns pontos importantes:

  • Estar bem iluminado;
  • Olhar para a câmara e sorrir;
  • Mostrar o rosto;
  • Não recortar a sua cara de uma foto de grupo.

Se tiver hipótese de pagar, certamente é um bom investimento ter um “headshot” profissional, mas se não tiver essa hipótese, pelo menos coloque um esforço na sua foto.

A verdade é que se não tiver um fantástico “headshot” nunca terá uma aparência séria e isso pode parecer injusto – o ser humano é uma criatura visual, queremos ver. Quem o quiser contratar, vai querer que pareça um profissional competente e simpático. Sim, nem sempre é fácil tentar transmitir tudo numa só fotografia, mas é fundamental e por isso não se esqueça de fazê-lo.

Obtenha ajuda e procure comentários anónimos em Photofeeler.com, por exemplo. Tire várias fotografias e faça o upload das mesmas para obter comentários (é grátis). Escolha a fotografia que mais gosta e que não se importará em expor na internet.

2. Escolha o título do LinkedIn com cuidado.

O “Título” é o espaço que fica por baixo do seu nome. A sabedoria convencional é que deve usar palavras-chave que transmitam o que o faz ou que pretende fazer futuramente. Não se concentre no que fez no passado, mas sim no futuro. Escolha palavras-chave que sejam pesquisadas por recrutadoras, pessoas com poder de contratação ou diretores de recursos humanos.

No entanto, para aqueles que querem distinguir-se, podem considerar-se como uma marca que se promove, que é especialista em algo ou que resolve problemas. Caso contrário opte por palavras-chave fortes que transmitam o que faz e as áreas que domina.

Veja outros títulos, como por exemplo dos seus colegas, e retire algumas ideias para que possa inserir no seu perfil.

3. Certifique-se que tem um URL personalizado.

Não há nada que grite mais “novato” no LinkedIn do que não ter um URL personalizado. Criar um URL personalizado é fácil de fazer e se não aproveitar a oportunidade, acaba por ter um semelhante a este: linkedin.com/in/kittyboitnott34027caebe0r4.

O que pretende é ter um link com o seu nome, tornando-se mais fácil ser encontrado no LinkedIn. Em alguns casos, o que pode acontecer é alguém ter o mesmo nome que o seu e acaba por ficar com a sugestão do LinkedIn, uma vez que o nome já está a ser “utilizado”.

Então escolha um nome que faça sentido para si, mesmo que tenha números não se torna confuso como o original. Para alterar o seu URL passe com o rato sobre o mesmo e uma vez que lhe surja a pergunta personalize o URL e siga as instruções.

4. Crie uma secção “Resumo” pessoal autêntica 

Para além da fotografia, título e do URL personalizado, a secção que também o pode tornar memorável é o “Resumo”, pois é aquela que qualquer diretor de recursos humanos irá dar mais importância e analisar.

Como tal não corra o risco e não a torne maçadora. Aqui deve aproveitar a oportunidade para se descrever e à sua carreira profissional. Escreva na primeira pessoa e narre de forma a criar uma imagem sua profissional, descrevendo também os seus sucessos e as suas conquistas.

Seja autêntico, pois é um ingrediente chave para tornar o seu perfil memorável, e como tal adicione fotografias, anexos e vídeos para despertar o interesse.

 

Não seja um desinteressado nesta rede social, seja memorável e marque a diferença, até mesmo depois de encontrar o seu emprego mantenha sempre o seu perfil atualizado, e ligue-se à comunidade profissional através de grupos, aceite os novos colegas e dê recomendações – será recompensado também.

 

Fonte: Work it Daily