Quer fazer um trabalho que goste, ao lado de pessoas que gosta? A sua felicidade e sucesso dependem disso? Em suma, quer encontrar um local para trabalhar onde sente que pertence, certo?
Sendo assim, tem de encontrar uma empresa com a cultura certa para si.
Já agora, veja estas 6 questões a ponderar antes de aceitar uma oferta de emprego.
O que é a cultura da empresa?
A cultura de uma empresa pode ter a ver com aspectos como as instalações da empresa, o carisma dos seus executivos, os seus eventos anuais ou até os prémios recebidos.
É difícil a uma empresa definir a sua cultura, mas é ainda mais difícil para um candidato conhecê-la. A melhor maneira de descobrir qual a cultura da empresa é a observá-la:
Veja estas dicas de Hannah Morgan:
-
Observe
Se tiver oportunidade de ir à empresa, olhe bem à sua volta. As pessoas estão animadas? Falam entre si e colaboram? Sente que a empresa está a investir nas suas instalações? Existem pessoas da sua idade com quem gostaria de trabalhar? Como candidato, preste muita atenção a este tipo de detalhes para poder avaliar se o seu perfil se pode encaixar dentro dessa empresa.
-
Perceba se a empresa entende as suas necessidades
Se está em início de carreira, procure uma organização que entenda as suas necessidades. Nesta altura, é óptimo encontrar empresas que têm programas para jovens, como programas de trainees e de desenvolvimento de carreira para pessoas novas.
Faça perguntas ao recrutador ou a outros colaboradores para perceber se esta é a empresa onde quer trabalhar: como se desenvolve aqui uma carreira? Como vou ser avaliado? O que têm feito as outras pessoas da minha idade durante os seus primeiros dois ou três anos aqui?
-
Converse com os outros colaboradores
Para ter uma ideia melhor da cultura da empresa, o ideal é falar com alguém que lá trabalhe.
Se vai a uma entrevista de emprego, por exemplo, pergunte ao recrutador ou entrevistador se pode conversar com as outras pessoas que lá trabalham, por alguns instantes. Se a resposta for positiva, aproveite e pergunte-lhes como chegaram ali e que experiências tiveram.
Outras perguntas que pode fazer: As pessoas são simpáticas e agradáveis? Que tarefas ou projectos tem tido até aqui? O que faz quando as coisas não estão bem?
De qualquer forma, mesmo antes da entrevista, pode começar logo a pesquisar a empresa no LinkedIn e fazer estas mesmas perguntas aos colaboradores através da internet.
-
Pergunte: O que vou aprender?
Pergunte ao recrutador: o que é que vou aprender na minha carreira nos próximos dois ou três anos se trabalhar nesta empresa?
O importante no seu trabalho não é apenas aquilo que ganha, e se gosta ou não do que faz. Também é preciso ter em conta a experiência que vai retirar da experiência quando mais tarde olhar para trás.
-
Não tenha medo de fazer perguntas
Sente que se fizer demasiadas perguntas ao recrutador ele vai ficar chateado consigo? Não se preocupe com isso. A maioria dos recrutadores até gostam de perguntas que os desafiam. Isso mostra que você está interessado a sério e que fez algumas pesquisas.
Esta é também uma boa forma de criar empatia com o recrutador.
-
Pesquise on-line
Também pode pesquisar as empresas que utilizam o LinkedIn e o Facebook. E não se esqueça de verificar o passado e o presente dos colaboradores. Procure padrões ou tendências sobre os locais de onde esses colaboradores vieram. Algumas empresas tendem a ter um padrão para a contratação de pessoas de origens semelhantes e experiência ou empresas semelhantes. Isso pode indicar-lhe se é mais ou menos difícil para si entrar na empresa.
Existem fotos ou vídeos dos colaboradores no site da empresa? Cada vez mais as empresas estão a utilizar este tipo de ferramentas para mostrarem a sua cultura.
Faça esta pesquisa sobre a cultura da empresa antes de aceitar o emprego. Se for observador e fizer perguntas perspicazes, vai ser capaz de perceber se esta é a “sua empresa”.

