cultura da empresa

 

Quer fazer um trabalho que goste, ao lado de pessoas que gosta? A sua felicidade e sucesso dependem disso? Em suma, quer encontrar um local para trabalhar onde sente que pertence, certo?

Sendo assim, tem de encontrar uma empresa com a cultura certa para si.

Já agora, veja estas 6 questões a ponderar antes de aceitar uma oferta de emprego.

O que é a cultura da empresa?

A cultura de uma empresa pode ter a ver com aspectos como as instalações da empresa, o carisma dos seus executivos, os seus eventos anuais ou até os prémios recebidos.

É difícil a uma empresa definir a sua cultura, mas é ainda mais difícil para um candidato conhecê-la. A melhor maneira de descobrir qual a cultura da empresa é a observá-la:

Veja estas dicas de Hannah Morgan:

  1. Observe

Se tiver oportunidade de ir à empresa, olhe bem à sua volta. As pessoas estão animadas? Falam entre si e colaboram? Sente que a empresa está a investir nas suas instalações? Existem pessoas da sua idade com quem gostaria de trabalhar? Como candidato, preste muita atenção a este tipo de detalhes para poder avaliar se o seu perfil se pode encaixar dentro dessa empresa.

  1. Perceba se a empresa entende as suas necessidades

Se está em início de carreira, procure uma organização que entenda as suas necessidades. Nesta altura, é óptimo encontrar empresas que têm programas para jovens, como programas de trainees e de desenvolvimento de carreira para pessoas novas.

Faça perguntas ao recrutador ou a outros colaboradores para perceber se esta é a empresa onde quer trabalhar: como se desenvolve aqui uma carreira? Como vou ser avaliado? O que têm feito as outras pessoas da minha idade durante os seus primeiros dois ou três anos aqui?

  1. Converse com os outros colaboradores

Para ter uma ideia melhor da cultura da empresa, o ideal é falar com alguém que lá trabalhe.

Se vai a uma entrevista de emprego, por exemplo, pergunte ao recrutador ou entrevistador se pode conversar com as outras pessoas que lá trabalham, por alguns instantes. Se a resposta for positiva, aproveite e pergunte-lhes como chegaram ali e que experiências tiveram.

Outras perguntas que pode fazer: As pessoas são simpáticas e agradáveis? Que tarefas ou projectos tem tido até aqui? O que faz quando as coisas não estão bem?

De qualquer forma, mesmo antes da entrevista, pode começar logo a pesquisar a empresa no LinkedIn e fazer estas mesmas perguntas aos colaboradores através da internet.

  1. Pergunte: O que vou aprender?

Pergunte ao recrutador: o que é que vou aprender na minha carreira nos próximos dois ou três anos se trabalhar nesta empresa?

O importante no seu trabalho não é apenas aquilo que ganha, e se gosta ou não do que faz. Também é preciso ter em conta a experiência que vai retirar da experiência quando mais tarde olhar para trás.

  1. Não tenha medo de fazer perguntas

Sente que se fizer demasiadas perguntas ao recrutador ele vai ficar chateado consigo? Não se preocupe com isso. A maioria dos recrutadores até gostam de perguntas que os desafiam. Isso mostra que você está interessado a sério e que fez algumas pesquisas.

Esta é também uma boa forma de criar empatia com o recrutador.

  1. Pesquise on-line

Também pode pesquisar as empresas que utilizam o LinkedIn e o Facebook. E não se esqueça de verificar o passado e o presente dos colaboradores. Procure padrões ou tendências sobre os locais de onde esses colaboradores vieram. Algumas empresas tendem a ter um padrão para a contratação de pessoas de origens semelhantes e experiência ou empresas semelhantes. Isso pode indicar-lhe se é mais ou menos difícil para si entrar na empresa.

Existem fotos ou vídeos dos colaboradores no site da empresa? Cada vez mais as empresas estão a utilizar este tipo de ferramentas para mostrarem a sua cultura.

 

Faça esta pesquisa sobre a cultura da empresa antes de aceitar o emprego. Se for observador e fizer perguntas perspicazes, vai ser capaz de perceber se esta é a “sua empresa”.