linkedin google plus facebook twitter
Home / Entrevistas / Como saber se a entrevista de emprego correu bem

Como saber se a entrevista de emprego correu bem

Se costuma sair de uma entrevista de emprego e ficar a pensar se terá corrido bem, este artigo é para si. Na verdade, depois de todo o processo de candidatura e da preparação, é normal perguntar-se como correu.

como-saber-se-a-entrevista-de-emprego-correu-bem

Conheça aqui 10 sinais de que a sua entrevista de emprego lhe correu bem:

1) O entrevistador estava interessado no que dizia

Se o entrevistador não parecia aborrecido, estava com uma postura atenta, não olhou para o relógio e quis compreender bem o seu perfil, inclusivamente fazendo questões adicionais para perceber melhor certos aspectos, é porque conseguiu cativar a sua atenção e interesse, o que é sempre bom sinal.

2) A entrevista durou mais do que estava previsto

Quando a entrevista é mais longa do que o normal, é sinal de que o entrevistador está interessado no que tem para dizer e quer conhecê-lo melhor ou apresentar-lhe o projecto/função em maior detalhe. Se não houvesse interesse, o recrutador não perderia mais tempo consigo. Geralmente, 5 minutos é uma entrevista demasiado rápida, e 30 minutos ou mais já é uma entrevista longa.

3) Falaram em detalhe da função/responsabilidades e desafios

Um entrevistador pouco interessado fica-se pelo perfil, competências, experiências e resultados do candidato. Se passa à parte de descrever detalhadamente os objectivos da função, envolvê-lo no desafio e “vender-lhe” a posição, é porque gostaram de si.

4) Foram abordados aspectos específicos como data de entrada ou salário

Falar de aspectos muito específicos como a disponibilidade para começar a trabalhar ou o nível salarial pretendido revelam interesse por parte do entrevistador. Se não houvesse interesse, as suas respostas não interessavam.

5) Houve momentos de informalidade

O facto do entrevistador falar de aspectos pessoais, dizer piadas e ser informal revela que ficou satisfeito com a parte mais formal e técnica da entrevista e quer conhecê-lo melhor a nível pessoal, para ver se seria um bom fit para a cultura e ambiente da empresa.

6) Disseram-lhe exactamente quando vai receber novidades

Se o entrevistador lhe der uma data exacta de quando vai receber notícias,  é porque o processo de recrutamento tem timings bem definidos e, à partida, está entre os principais candidatos a ficar com o lugar.

7) Foi chamado para uma nova entrevista

Ser chamado para a entrevista seguinte é sempre bom sinal. Quer dizer que a anterior foi de encontro às expectativas. O objectivo pode ser falar com outra pessoa do departamento, alguém mais sénior ou, em última análise, discutir condições e pormenores com os Recursos Humanos.

8) Foi apresentado a outras pessoas da empresa

Os entrevistadores não perderiam tempo a apresentá-lo a outros membros da equipa se não acreditarem que é um dos potenciais candidatos.

9) Perguntaram-lhe sobre as suas referências

Só a intenção de querer falar com as suas referências revela que há interesse por parte do entrevistador. Significa que estão perto de fazer a decisão de contratá-lo e querem antes validar o seu perfil através de um background check.

10) As suas referências foram contactadas

Se a empresa se deu ao trabalho de contactar as suas referências é porque estão verdadeiramente interessados. Estes contactos tendem a demorar e é necessário algum nível de interesse para fazer esse investimento. Por outro lado, se mesmo depois de o fazerem o chamaram para a entrevista, é sinal que o feedback foi positivo.

About Alerta Emprego

O Alerta Emprego é um portal de emprego que ajuda empresas e recrutadores a encontrar os melhores candidatos e a gerir processos de recrutamento. Além de promover anúncios de emprego, o Alerta Emprego funciona como uma base de dados de CVs pesquisável, tornando mais fácil a procura de candidatos.

2 comments

  1. ao final da entrevista o recrutador te fala quanto paga, beneficios e carga horaria é um bom sinal?

    • Bom dia cara Luisa,

      Efectivamente, quando o recrutador dá mais detalhes sobre a oferta de emprego é um bom sinal. Por norma, quer dizer que está a ponderar oferecer-lhe o emprego.

      Os métodos dependem sempre de empresa para empresa, mas é provável que seja chamada para uma segunda entrevista.

      Cumprimentos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*