Envia vários CVs, vai a entrevistas, mas não consegue ficar com o emprego?  Procure perceber o que está a falhar e, acima de tudo, evite culpar os recrutadores! Afinal, eles são pagos para encontrar pessoas qualificadas para o lugar, e não para rejeitar candidatos.

Conheça aqui 10 boas razões para não ser o escolhido para ficar com o emprego, elaboradas pelo ThinkEnergyGroup:

1) Não tem as qualificações desejadas

Pode parecer que não tem nada a perder em candidatar-se em massa a qualquer posição para a qual tenha minimamente o perfil. Na verdade, está a perder o seu tempo e energia e os sucessivos falhanços podem até vir a afectar a sua atitude confiança. Concentre-se nas ofertas de emprego que verdadeiramente lhe interessam e para as quais é a solução para o que a empresa precisa.

2) Falta-lhe entusiasmo

Não é preciso estar eufórico durante a entrevista, mas convém mostrar-se entusiasmado. Se o recrutador não sente que está motivado e entusiasmado com esta nova possibilidade, provavelmente acabará por escolher alguém que transpareça melhor que quer mesmo ficar com o lugar.

3) Não consegue transmitir o seu valor

Evite focar-se naquilo que a empresa tem para lhe oferecer. Se o fizer, dificilmente conseguirá mostrar porque é que tem o que é preciso. Os recrutadores querem perceber o que é que pode fazer pela empresa. Se não consegue, de forma empática, perceber o que os recrutadores precisam nem posicionar-se como uma boa solução, o mais provável é não ficar com o lugar. Deve também conseguir traduzir a sua experiência e competências em valor acrescentado que seja facilmente percepcionado pelo recrutador.

4) Tem objectivos pouco claros

Objectivos pouco claros podem ser suficientes para eliminar um candidato. Se mostra que não tem a certeza do que é que quer fazer, o recrutador dificilmente ganhará confiança na sua determinação e motivação. As empresas reagem mal a candidatos que evidenciam que não sabem bem o que querem fazer.

5) Diz mal de antigos colegas ou supervisores

Esta é a forma mais rápida de causar uma má impressão numa entrevista de emprego. Independentemente das razões que possa ter e da situação em concreto, evite falar mal de antigos colegas ou supervisores. Substitua este tipo de tom negativo por uma postura positiva e mostre que está a mudar porque quer melhores oportunidades.

6) O seu aspecto destoa

Mais do que estar bem ou mal vestido, o fundamental é que o seu aspecto e a forma como se veste esteja em linha com a política da empresa. Procure ajustar-se ao nível de informalidade da empresa, caso contrário pode acabar por ser julgado e eliminado pela sua aparência.

7) Está pouco preparado para a entrevista

A preparação para entrevistas inclui pensar em possíveis perguntas, preparar respostas e pesquisar sobre a empresa. O facto de estar por dentro da actividade e desenvolvimentos recentes da empresa causa sempre boa impressão nos recrutadores. Dedique tempo a preparar-se para não ser apanhado desprevenido na entrevista nem engasgar-se na resposta.

8) Faltam-lhe competências de relacionamento interpessoal

Por mais que o seu CV mostre que tem o perfil para a posição, a entrevista é decisiva. É durante esta conversa que o recrutador tentará perceber a sua forma de ser e a sua capacidade de se relacionar com os outros. Quanto mais empatia se gerar entre entrevistado e entrevistador, maior a probabilidade de ser o escolhido.

9) Revela as suas fragilidades

Tem de estar preparado para responder às perguntas do recrutador sem revelar as suas fragilidades, defeitos ou fraquezas. Ao assumir que tem defeitos que podem colidir com os interesses da empresa, corre o sério risco de ser eliminado do processo. Seja inteligente a responder e evite pôr-se em cheque.

10) Não sabe vender-se

O seu trabalho durante a entrevista é vender-se como a solução para o que a empresa procura. Certifique-se que comunica de forma clara porque é que é uma resposta para as necessidades da empresa. Faça follow-up depois da entrevista para reforçar o seu interesse e saber novidades.

 

Há muitas razões pelas quais pode não conseguir um emprego. Deve procurar aprender e melhorar, por forma a evitar cair nos erros que o impedem de conseguir o emprego que procura.