Contactar candidatos passivos – que não procuram emprego activamente – pode ser um desafio. Se procura alguém qualificado, possivelmente este já está a ser contactado por dezenas de recrutadores.

Então, como se destacar e conseguir a atenção do seu candidato ideal? Primeiro que tudo, pegue no telefone, ligue ao candidato, identifique-se e certifique-se de que é o momento ideal para uma conversa.

Lembre-me de identificar o seu nome, a empresa de onde está a ligar e onde obteve a informação sobre o candidato.

Depois tem que responder a uma questão crucial: “Porque está a ligar?”.

Conheça a nossa solução de Pesquisa de Cvs

De seguida, apresentamos-lhe alguns guiões que o podem ajudar a demonstrar o motivo da sua chamada e a cativar a atenção do candidato.

Exemplo 1:

“’nome’, ainda não falámos e como tal ainda só tenho a informação que obtive no seu currículo. No entanto, gostaria de obter mais informações sobre si, de mostrar os nossos objectivos e não vejo melhor forma para tal do que por telefone. Parece-lhe bem?”

Exemplo 2:

“A minha área de especialidade é Engenharia. Encontrar candidatos nesta área é o que faço e até agora tenho-o feito bem. Do que vi no seu perfil, acredito que pode poderá enquadrar-se na vaga de Engenheiro Electrotécnico. Estaria disposto a investir alguns minutos do seu tempo a falar comigo para percebermos se seria algo que pudesse fazer sentido?”

Exemplo 3

“Enquanto procurava candidatos para a função X, o seu nome e experiência saltaram à vista. Estaria aberto a discutir a possibilidade de uma nova oportunidade noutra empresa?”

 

Conheça a nossa solução de Pesquisa de Cvs

Fonte: Top Echelon