linkedin google plus facebook twitter
Home / Entrevistas / Que perguntas fazer na Entrevista de Emprego?

Que perguntas fazer na Entrevista de Emprego?

entrevista de emprego

“Tem alguma pergunta para nos fazer?”

Esta é uma das perguntas mais temidas na entrevista de emprego… já lhe explicaram a função, já conheceu as instalações e até lhe apresentaram os (potenciais) colegas de equipa. O que é que lhe falta saber? Nada? Não é verdade – ainda há muito por descobrir.

Muitos candidatos acham que a entrevista de emprego serve apenas para serem analisados pelas empresa.  Esquecem-se de que também é a altura ideal para compreenderem se gostariam de lá trabalhar. Saber que perguntas fazer e como interpretar a resposta dos entrevistadores pode ajudar a perceber se deve ou não aceitar a oferta de emprego.

 

Questões a fazer na Entrevista de Emprego

1. Como é que esta função evoluiu ao longo do tempo?

Ao ter uma breve descrição da forma como a função evoluiu, consegue perceber se existiu progressão  ou se esta vaga é um “beco-sem-saída” para os profissionais.

Como interpretar a resposta:

Se o entrevistador explicar a forma como a função expandiu (mais responsabilidades, tipos de projectos diferentes, novos Clientes…) então é porque existe uma tradição de crescimento dentro da empresa. Por outro lado, se não houve grandes alterações, é provável que esta função seja estática – não espere expandir as suas responsabilidades sem mudar de posição hierárquica.

 

2. O que é necessário para ser bem sucedido nesta função?

Saber de que forma a empresa mede o sucesso vai ajudar a perceber se as suas competências são suficientes para atingir os resultados esperados.

Como interpretar a resposta: 

As informações mais importantes a reter da resposta do entrevistador são os objectivos a atingir e as competências necessárias para o fazer. É possível que o recrutador fale nas qualidades da pessoa que estava na função anteriormente – retire daí ensinamentos.

 

3. Qual é, para si, a melhor parte de trabalhar aqui?

Este tipo de perguntas ajuda a estabelecer uma conexão emocional com o empregador, que mais facilmente imaginará o dia-a-dia como seu colega.

Como interpretar a resposta:

Esteja atento ao que é dito sobre os valores/cultura da empresa e pondere se se identifica ou não com eles. Se nota alguma dificuldade na resposta… é porque provavelmente o recrutador não está feliz na empresa (o que pode indicar que esta também não é a empresa ideal para si).

 

4. Qual é a principal prioridade de quem preencher esta vaga? Como serão os próximos três meses?

Esta questão é útil para perceber no que se deve focar se for escolhido para aquela função, bem como o que esperar do período inicial de trabalho.

Como interpretar a resposta:

Provavelmente o empregador vai-lhe falar dos 6 ou 7 principais projectos. No entanto, se demorar mais tempo a explicar um deles, é porque este é o mais importante. Aproveite para explicar como as suas competências podem ajudar.

 

5. Quais são as principais qualidades dos chefes de departamento/supervisores?

Especialmente se se estiver a candidatar a um cargo de liderança, é importante compreender quais as competências e valores mais importantes num líder.

Como interpretar a resposta:

Se o recrutador não lhe der um exemplo de um membro da organização em concreto… é porque, provavelmente, a empresa não tem uma boa tradição de liderança.

 

6. Pode-me dar exemplos da forma como vou colaborar com o chefe de departamento, caso seja o candidato escolhido?

O tipo de relacionamento laboral que terá com a supervisão é um dos pontos a ter em conta na decisão de aceitar ou não o emprego.

Como interpretar a resposta:

Compreenda se existe um ambiente de trabalho colaborativo ou se os chefes de departamento simplesmente “dão ordens” sem permitir a troca de ideias e a entre-ajuda supervisor-funcionário.

 

7. Quais os principais desafios que posso vir a enfrentar se for escolhido?

Esta pergunta vai ajudá-lo a ver os pontos “negativos” da vaga, o que é uma das maiores vantagens da entrevista de emprego (no anúncio de emprego não há informação sobre as tarefas mais enfadonhas, por exemplo).

Como interpretar a resposta:

Existem duas opções: O entrevistador tenta disfarçar dizendo somente 2 pontos semi-negativos ou  tenta “assustá-lo” com horários complicados, elevada responsabilidade ou tarefas entediantes. Saiba “ler nas entrelinhas” para ficar a conhecer o lado menos interessante do emprego a que se candidatou.

 

8. Que tipo de formação vão dar à pessoa escolhida? Essas oportunidades de aprendizagem mantêm-se ao longo da carreira?

Esta questão mostra ao recrutador que está interessado em evoluir, ao mesmo tempo que lhe permite compreender se a empresa valoriza a formação contínua.

Como interpretar a resposta:

Se a resposta for “não damos formação” ou “vai havendo formação à medida que vai executando os projectos”, esta empresa não valoriza muito a evolução. Por outro lado, se o recrutador falar de programas de formação e der exemplos de funcionários que continuam a assistir a workshops/cursos/acções de formação, é porque a empresa o ajudará a expandir os seus conhecimentos.

 

9. O que o deixa mais entusiasmado sobre o futuro da empresa?

Esta pergunta é óptima, já que o recrutador está a dar uma opinião pessoal, ao mesmo tempo que fala da empresa. Para além disso, é uma questão pouco comum e que funciona muito bem, especialmente em start-ups.

Como interpretar a resposta:

Aqui consegue perceber se a empresa está a crescer, ou não. Se estiver a crescer, é uma boa altura para “apanhar o barco”, já que depois poderá acompanhar este crescimento. Avalie o entusiasmo do entrevistador – ele acredita realmente neste projecto? Se não, pergunte-se porquê…

 

10. Existe alguma lacuna nas minhas qualificações/experiência que o deixem “de pé atrás”?

Fazer uma pergunta deste tipo mostra ao entrevistador que está seguro das suas competências e não tem problemas em discutir as suas limitações.

Como interpretar a resposta:

Perceba quais as principais preocupações do recrutar em relação a contratá-lo. É falta de formação? Falta de experiência? Falta de uma competência em específico? Se possível, refute estas afirmações, demonstrando como as suas competências actuais preenchem essas lacunas.

 

Fonte: Money (US News)

 

About Alerta Emprego

O Alerta Emprego é um portal de emprego que ajuda empresas e recrutadores a encontrar os melhores candidatos e a gerir processos de recrutamento. Além de promover anúncios de emprego, o Alerta Emprego funciona como uma base de dados de CVs pesquisável, tornando mais fácil a procura de candidatos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*