linkedin google plus facebook twitter
Home / Candidaturas / Vídeo CV: Os melhores exemplos

Vídeo CV: Os melhores exemplos

O Vídeo CV está em voga, já que cada vez mais candidatos procuram formas inovadoras de se apresentarem às empresas. Quando bem usados, conseguem mostrar criatividade, competências ao nível da edição de vídeo e a personalidade do candidato.

No entanto, este tipo de CV não deve ser utilizado em todas as ocasiões. Em indústrias mais formais, como a Banca, pode ser um factor de rejeição imediata.

Também pode piorar as hipóteses de receber uma oferta de emprego caso esteja mal produzido e lhe falte originalidade.

Se optar por um Vídeo CV, certifique-se de que:

  • é curto (no máximo 2 minutos),
  • é original,
  • é mais do que simplesmente  uma pessoa a falar para a câmara (tem animações, imagens, fotografias, história…),
  • a roupa utilizada tem aspecto profissional,
  • o seu discurso é claro e fala de forma pausada (para se perceber bem o que está a ser dito),
  • os seus contactos estão no final do vídeo.

 

Principais vantagens do Vídeo CV:

1. Vídeo CV – Permite ser interactivo

Graeme Anthony tem um dos CVs criativos mais conhecidos do mundo – através da publicação de vários vídeos no youtube, conseguiu tornar o seu curriculum vitae numa experiência interactiva para os recrutadores.

Numa pequena introdução, Graeme consegue explicar qual a sua área (Relações Públicas) e mostrar que está a acompanhar a evolução da sua área (Comunicação). Depois, permite aos recrutadores saberem mais sobre a sua experiência profissional, conhecer o seu portfólio e ficar com os seus contactos. Os vídeos estão todos encadeados, para que haja uma experiência interactiva.

Este candidato já encontrou emprego, mas o seu CV continua a inspirar milhares de pessoas a fazer algo diferente.

2. Vídeo CV –  É visual

Mason Johnson prova que, neste tipo de candidatura é possível explicar o percurso profissional de forma menos aborrecida – através de imagem e vídeo. Ao mesmo tempo dá exemplos de trabalhos feitos anteriormente, conciliando experiência profissional, competências e portefólio em poucas palavras.

 

3. Vídeo CV – Permite utilizar o humor

Mark Leruste apostou na sua veia humorística para se candidatar a agências de publicidade (uma das áreas onde criatividade e bom-humor são mais valorizados). Neste pequeno vídeo conseguiu mostrar onde estudou, onde trabalhou, os seus hobbies e ainda explicar porque seria o candidato ideal para a vaga.

 

4. Vídeo CV – Desperta a curiosidade

Ao longo dos 1:55 min de vídeo, Crysta Timmerman nunca mostra a sua cara. Mas não é necessário – a sua experiência e competências são mais do que suficientes para mostrar que esta candidata conseguiria ajudar qualquer instituição. No final do vídeo, Crysta permite matar a curiosidade fornecendo os links para as suas redes sociais.

 

5. Vídeo CV – Mostra as competências

Esta designer gráfica aproveitou o vídeo para mostrar as suas habilidades. Para além de estarem discriminadas, são também visíveis na qualidade do vídeo e animações.

 

6. Vídeo CV – Cria uma ligação emocional

A espanhola Cristina Castro Riera permite que a sua personalidade brilhe neste vídeo feito em stop-motion. Nele, também destaca a sua experiência internacional (altamente valorizada pelas empresas) e as razões pelas quais as empresas devem contratá-la.

 

7. Vídeo CV – Permite mostrar as distinções

Por último, Nick Belling prova que o vídeo CV é ideal para mostrar quais as distinções recebidas ao longo da sua vida académica e profissional. Usando também o humor, este candidato conseguiu incluir bastante informação e revelar a sua motivação para mudar de cidade.

 

O vídeo CV é um boa alternativa para quem quer fazer um CV diferente. Siga estas regras e destaque-se dos outros candidatos!

 

About Alerta Emprego

O Alerta Emprego é um portal de emprego que ajuda empresas e recrutadores a encontrar os melhores candidatos e a gerir processos de recrutamento. Além de promover anúncios de emprego, o Alerta Emprego funciona como uma base de dados de CVs pesquisável, tornando mais fácil a procura de candidatos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*