Se não está a conseguir equilibrar a vida pessoal e profissional, este artigo é para si!

Com a ajuda da Human Resources, damos-lhe 10 dicas de como o pode fazer:

1. Planear a semana

O planeamento semanal é aquele hábito fundamental para encontrar o equilíbrio entre todas as áreas da sua vida.

É essencial começar a semana com o planeamento semanal feito para todas as áreas da vida: profissional, pessoal, o tempo de descanso, o tempo com a família, a rotina doméstica, entre outras.

2. Priorizar tarefas

É importante que priorize tudo o que tem de fazer, nem tudo é importante ou urgente.

3. Dizer não

É importante aprender a dizer não quando realmente o quer fazer, de forma assertiva e educada, tendo em conta as suas prioridades, objetivos de vida e limites.

4. Definir limites

Definir os seus limites profissionais e pessoais, assim como dos os seus inegociáveis é essencial.

Por exemplo, defina quantas horas trabalha diariamente, a quantidade de tarefas que consegue ter sob a sua responsabilidade, a definição do horário de trabalho, a definição dos períodos do dia em que vai estar com a família, definição dos dias de descanso.

Assim, o cumprimento desses limites é inegociável e isso leva ao equilíbrio.

5. Não levar trabalho para casa

Se trabalha em casa é imprescindível separar bem a vida profissional da vida pessoal. Tem de haver espaço e tempo para ambas as áreas da nossa vida, não convém de todo misturá-las.

6. Descansar e cuidar da saúde

Comece com o descanso intencional, com horas de sono suficientes, tempo para não fazer nada, tempo para o lazer e para os seus hobbies. Acompanhe sempre do cuidado com a sua saúde: alimentação saudável, hábitos saudáveis e check-ups regulares.

7. Ter hobbies

Os seus interesses e a forma como ocupa o seu tempo livre é outro hábito realmente importante para ter uma vida equilibrada e bem sucedida.

8. Ter perfis separados nas redes sociais

Se a sua área profissional exige que tenha perfil em alguma rede social, é importante que o separe da sua vida pessoal.

Não misturar as coisas é sem dúvida um hábito a considerar. Essa separação é importante, por exemplo: se estiver no seu tempo pessoal e quiser ir às redes sociais, não tem de ver o trabalho.

9. Tempo exclusivo para os filhos e família

Dedique tempo exclusivo à sua família e aos seus filhos. Não deixe que aconteçam interrupções profissionais neste tempo.

10. Pedir ajuda e delegar

Pedir ajuda quando precisa e delegar tarefas, é um passo vital para conseguir desfrutar do equilíbrio.

 

Coloque em prática estas 10 dicas e vai conseguir equilibrar a sua vida pessoal e profissional.