Ter sucesso numa feira de emprego nem sempre é tarefa fácil, mas para o ajudar nós vamos-lhe dar 10 dicas.
O Work It Daily questionou vários recrutadores – em ambiente de feira de emprego – sobre que dica dariam aos candidatos a participar nestes eventos. As respostas mais frequentes foram “vista-se profissionalmente” e “diga o que pretende e o que tem para oferecer”.
Então e que tal colocar em prática estas dicas já no Job Summit? O evento realiza-se dia 13 de Outubro, se ainda não está registado não perca tempo:
10 dicas para ter sucesso numa feira de emprego:
1. Vista-se profissionalmente
O ideal é que se vista de acordo com o emprego ao qual se candidata. Se para alguns isso pode significar fato e gravata, para outros umas calças com um polo ou camisa pode chegar.
Assim, tenha em atenção à cor e conforto. Além disso, em termos de calçado coloque de lado os ténis ou chinelos, talvez não sejam boa ideia.
2. Expresse o que deseja e o que tem para oferecer
Antes da sua participação, prepare uma pequena introdução sobre si, onde tenha também uma visão geral da sua carreira. Inclua o seguinte:
- O seu tipo de emprego atual ou anterior (caso não esteja a trabalhar no momento);
- O número de anos de experiência que tem e em que sector;
- Algumas de suas áreas de especialização e/ou habilidades principais;
- O que espera encontrar no seu próximo emprego ou o que deseja profissionalmente.
3. Saiba o que a empresa faz
Informe-se sobre as empresas que irão participar na feira de emprego e pesquise sobre elas.
Saiba: Qual é o produto ou serviço da empresa? Quem são os clientes? Que tipo de cargos existem dentro da empresa? Que habilidades procuram?
Dessas, defina quais são as mais adequadas para as suas habilidades e experiência.
Confira aqui as empresas participantes no Job Summit
4. Planeie com quem quer falar e por que ordem
Pode não ter tempo para falar com todas as empresas, então faça uma lista daquelas que tem mais interesse, por ordem decrescente (é o ideal).
E não se esqueça de trabalhar o seu nervosismo antes de se apresentar às empresas – principalmente às que realmente importam.
5. Tenha o seu currículo à mão
Deve ter consigo cópias suficientes do seu currículo (numa feira presencial) e uma cópia preparada para enviar (numa feira online).
Certifique-se também de que o seu currículo está personalizado para o tipo de trabalho a que se está a candidatar.
6. Faça perguntas
O objetivo principal numa feira de emprego é obter informações, fazer contactos e estabelecer uma ligação com as empresas-alvo.
Então, faça questões como: O que a empresa procura num funcionário? Quais são alguns dos desafios atuais que eles enfrentam? Que tipo de cargos existem dentro da empresa? Como é feita a triagem e tomadas as suas decisões de contratação?
7. Mantenha uma etiqueta adequada
A partir do momento em que está numa feira de emprego: não fume, não mastigue pastilhas e bebidas (exceto água, claro) guarde-as até à saída.
Além disso, não fale mal da seu atual ou última empresa. Dê um aperto de mão firme e confiante, sorria, faça contato com os olhos, desligue o telemóvel e não monopolize o tempo do empregador.
8. Partilhe os seus objetivos
Aborde os empregadores com confiança, apresente-se e explique por que motivo está a participar na feira de emprego.
Então, faça perguntas, tire notas e mostre interesse pela empresa.
9. Recolha contactos
Peça contactos a todos os empregadores com quem falar. Nas suas notas, juntamente com o contacto, registe o que falou e quais as ações de acompanhamento pode fazer após a feira.
10. Acompanhamento
Envie uma nota de agradecimento dentro de 24 horas para cada empregador com quem conversou na feira.
Assim, lembre-os de que ofertas falou e enfatize o seu interesse em agendar uma entrevista de acompanhamento. Também pode ser uma boa ideia anexar outra cópia do seu currículo.
Ao participar numa feira de emprego tenha em conta estes três objetivos: fazer contactos, reunir informações e conseguir uma entrevista.
Seja presencial ou virtual, estas são dicas importantes para ter sucesso numa feira de emprego.