10 jovens bilionários que fizeram fortuna sozinhos

A Forbes divulgou um ranking de 2016 com bilionários que traz um número três vezes superior de jovens do que o registado há quatro anos.

De um total de 66 bilionários com menos de 40 anos, existem, por um lado, aqueles que fizeram fortuna sozinhos e, por outro lado, aqueles que receberam heranças.

Conheça abaixo os 10 empreendedores mais novos que construíram sozinhos patrimónios de pelo menos 1 bilião de dólares:

1. Mark Zuckerberg (31 anos)

Fortuna: 47 mil milhões de dólares

Posição no ranking: 6.

Zuckerberg fundou o Facebook em 2004 quando tinha apenas 19 anos. Graças à publicidade móvel as receitas da rede social continuam a crescer. Outra fonte de renda do bilionário vem do WhatsApp, adquirido em 2014.

2. Dustin Moskovitz (31 anos)

Fortuna: 9,5 mil milhões de dólares.

Posição no ranking: 124.

Dustin Moskovitz foi o terceiro funcionário do Facebook e ajudou a impulsionar a rede social, enquanto a sede da empresa ainda era o seu dormitório, que dividia com Mark Zuckerberg, em Harvard. Deixou o Facebook em 2008 para começar a empresa de softwares Asana.

3. Eduardo Saverin (33 anos)

Fortuna: 6,2 mil milhões de dólares.

Posição no ranking: 188.

Nascido no Brasil, Eduardo Saverin vive em Singapura onde investe em startups de tecnologia. Entre os seus investimentos mais recentes, podemos citar a Tech in Asia (site de notícias asiático), aSilvercar (serviço de aluguer de carros em aeroportos) e a Hopsctoch (uma loja de retalho indiana de calçados para crianças).

É também um dos co-fundadores do Facebook e ajudou a fundar a Velos Partners, uma empresa de private equity em Los Angeles.

4. Elizabeth Holmes (32 anos)

Fortuna: 3,6 mil milhões de dólares.

Posição no ranking: 435.

Elizabeth Holmes saiu aos 19 anos da universidade de Stanford para fundar a empresa Theranos em 2003, com dinheiro que tinha economizado para os estudos.

A empresa inovou nos exames de sangue ao diminuir significativamente a quantidade de material recolhido. O tempo de espera para os resultados também foi reduzido para quatro horas.

5. Nathan Blecharczyk (32 anos)

Fortuna: 3,3 mil milhões de dólares.

Posição no ranking: 495.

Blecharczyk é co-fundador e director de tecnologia do Airbnb, site que lista mais de um milhão de casas, apartamentos e quartos para viajantes no mundo todo e avaliado em mais de 25 mil milhões de dólares.

6. Evan Spiegel (25 anos)

Fortuna: 2,1 mil milhões de dólares.

Posição no ranking: 854.

Estudou design em Stanford e, juntamente com Bobby Murphy, fundou o Snapchat, rede de mensagens e fotos temporárias.

Em 2015, a empresa arrecadou 538 milhões de dólares numa fase de investimentos, o que fez com que fosse avaliada em 16 mil milhões de dólares.

Forbes estima que Spiegel e Murphy tenham participações de cerca de 13% e 11% na empresa, respectivamente.

7. Bobby Murphy (27 anos)

Fortuna: 1,8 bilhão.

Posição no ranking: 1011.

Co-fundador do Snapchat junto com Evan Spiegel.

8. Ryan Graves (32 anos)

Fortuna: 1,5 bilhão de dólares.

Posição no ranking: 1198.

Ryan Graves foi o primeiro funcionário contratado pelo Uber e é hoje o vice-presidente global de operações, responsável pela estratégia de implementação da rede em todo o mundo.

9. Wang Yue (32 anos)

Fortuna: 1,1 bilhão de dólares.

Posição no ranking: 1577.

Empreendedor do ramo de games, este chinês é presidente da Kingnet Technology, fundada em 2008 por Qian Hua e Feng Xianchao. Wang pagou a Qian Hua cerca de 9.600 dólares por uma fatia de 62,5% na empresa em 2009 e, desde então, tem levado a corporação à liderança em desenvolvimento de jogos online e mobile na China.

10. Drew Houston (33 anos)

Fortuna: 1,04 bilhão de dólares.

Posição no ranking: 1694.

Drew Houston fundou a empresa de tecnologia Dropbox quando tinha 24 anos.

 

Fonte: Exame.