Quer saber quais as profissões mais procuradas na União Europeia? Adiantamos-lhe já que em primeiro lugar está a de auxiliar de cozinha.

Segundo o Serviço de Estatística da UE (Eurostat), a profissão que mais cresceu no primeiro trimestre deste ano, em comparação com o mesmo período de 2021, foi a de auxiliar de cozinha.

Esta teve um aumento de 25,1%. Segue-se a área dos serviços pessoais, que cresceu 15,6%, com 7,6 milhões de profissionais.

Nesta área incluem-se profissões como: assistentes de viagens, condutores, guias, cozinheiros, empregados de mesa e de bar, cabeleireiros, esteticistas e supervisores de construção e limpeza.

Em terceiro lugar, ficaram as profissões ligadas à tecnologia da informação e comunicação. Esta área agrega programadores, analistas de software e aplicações e profissionais de bases de dados e redes.

Assim, teve um aumento de 4,1 para 4,5 milhões de profissionais nesta área, o que se traduz em 9,6%.

Os setores jurídico, social, cultural e relacionados teve um aumento de 9,4%, ou seja, 3,5 milhões de profissionais, no primeiro trimestre de 2022.

Os ramos da hotelaria, retalho e outros serviços tiveram um aumento de 2,4 milhões. Isto corresponde a um crescimento de 9,1%, relativamente ao ano passado.

Em crescimento também estiveram os profissionais:

  • de negócios e administração (7,4%);
  • artesãos e trabalhadores gráficos (6,7%);
  • técnicos de informação e comunicação (+5,9%);
  • ciência e profissionais de engenharia (+5,7%)
  • gerentes de produção e serviços especializados (+5,3%).

Em contrapartida, os trabalhadores agrícolas, florestais e do setor da pesca, não foram das profissões mais procuradas na União Europeia.

No período analisado, este setor de profissionais diminui 12,6%.

Fonte: Dinheiro Vivo