Razões para determinados trabalhadores serem despedidos não faltam. Mas grande parte das empresas não precisa de uma razão. A não ser que esteja protegido por um acordo ou por um contrato de trabalho, muito provavelmente possui outro estatuto de trabalhador.

Apesar disso, a grande maioria das empresas não despede os seus empregados sem razão alguma. A maioria dos despedimentos deve-se a alguma causa em específico.

Deste modo, fique a conhecer as razões mais comuns que levam ao despedimento de alguns trabalhadores.

Danificar propriedade da empresa

Já vimos muitas cenas na televisão que demonstram trabalhadores destruírem equipamentos ou algo que seja propriedade da empresa, e enquanto que na televisão é engraçado, na vida real não é bem assim.

Intencional ou não, danificar algo que seja propriedade da empresa pode resultar no seu despedimento. Por isso, cuidado com as pancadas na impressora quando fica encravada.

Posse de drogas ou álcool no trabalho

Estar embriagado durante o seu horário e no seu local de trabalho vai prejudicar o seu desempenho, e se estiver drogado ilegal se torna.

Falsificar documentos da empresa

Para além de não ser nada ético, isto pode resultar em problemas legais ou de desempenho para a empresa a longo prazo.

Insubordinação

Não é obrigado a dizer “sim” a todos os pedidos ou estar sempre em concordância com o seu gerente ou superior. Contudo, recusar seguir as ordens, ter um comportamento que se opõem ao desempenho da empresa podem levar ao seu despedimento.

Se discorda das políticas ou pedidos do seu superior, expresse-o de forma educada e civilizada ou peça assistência aos Recursos Humanos para o ajudarem numa mediação.

Má conduta

Existem muitos trabalhadores que foram despedidos que se incluem nesta categoria, desde assédio sexual a bullying e comportamentos criminais.

Falta de uma conduta ética, incluindo mentir, roubar, fraude e espionagem industrial também se inserem nesta categoria.

Mau desempenho

As empresas pretendem que os seus trabalhadores façam o seu trabalho e o melhor possível.

Fundamentalmente, se não está a cumprir os seus deveres, se está constantemente a receber avisos em relação ao seu desempenho ou se o seu trabalho necessita de uma constante supervisão, isto só demonstra que não é um bom investimento para a empresa.

Roubo

Não só é ilegal como é também uma ofensa. Inclui pequenos furtos, como uma caixa de canetas ou uma resma de papel, tal como roubar dinheiro ou equipamento da empresa.

Utilizar propriedades da empresa para benefício pessoal

Muitas empresas não se iram importar se utilizar a impressora para imprimir algum documento pessoal ou se envia um email pessoal a partir do seu computador do trabalho.

Contudo, não faça disso algo constante, pois o uso sistemático da Internet ou do equipamento da empresa para assuntos pessoais não é aceitável.

Estar muitas vezes fora

Se estiver sempre atrasado, frequentemente a faltar por estar doente ou estender as suas férias para além dos dias reservados para esses fins, a empresa vai se aperceber. A sua ausência pode interferir com a conclusão do trabalho – tanto o seu trabalho como o dos seus colegas.

Violar a política da empresa

As políticas variam de empresa para empresa, e é uma boa ideia rever as mesmas com cautela quando é contratado.

Algumas empresas, por exemplo, podem ter uma política relacionada com o namoro de dois colegas, ou com o seu comportamento nas redes sociais e muito mais. Tenha sempre atenção para seguir as regras.

 

Fonte: The Balance Careers