Os estágios são ótimas ferramentas de aprendizagem, sejam estágios de verão, curriculares ou até mesmo profissionais. Optar por um estágio profissional quando não consegue encontrar emprego é um ótimo recurso, pois para além de ganhar experiência, pode ser um trabalho remunerado e pode existir a possibilidade de continuação na empresa.

Apesar dos estágios poderem ter semelhanças independentemente do tamanho da empresa, o papel, experiências e oportunidade podem variar ao mudar-se de uma empresa de grande dimensão para uma de menor escala.

Não conseguir saber as diferenças a que estará sujeito pode ser stressante, mas uma coisa é certa, a experiência e aprendizagem que vai obter irá ser um fator compensatório a longo-prazo.

Notoriedade da Empresa

Algumas pessoas ganham experiência em grandes empresas como a EDP ou na Jerónimo Martins, por exemplo. Um estágio numa empresa com uma notoriedade tão relevante irá certamente chamar a atenção dos recrutadores.

Em determinadas áreas, o reconhecimento das empresas nos currículos é um elemento relevante, principalmente em áreas como Advocacia e Marketing. Uma média empresa de Relações Públicas pode lhe oferecer uma boa experiência de diversas formas, e pode ter algum reconhecimento regionalmente.

Isto vem demonstrar que a maior diferença pode estar nos benefícios que traz ao trabalhador. Pequenas empresas têm os seus próprios benefícios, mas não possuem o reconhecimento que as grandes empresas têm.

Ganhar experiência profissional

Quando está a estagiar numa pequena ou média empresa, é muito mais provável criar relações mais fortes com quem trabalha, devido ao baixo número de trabalhadores existentes.

Existem também mais oportunidades de ajudar outros trabalhadores e participar em mais projetos. Isto permite expandir as suas tarefas e responsabilidades, que acabarão por compensar no futuro.

No caso de estar a considerar realizar um estágio numa empresa que faz trabalhos interessantes, mas ninguém ouviu falar, não tenha problemas. Vá em frente, deixe uma boa impressão, faça o seu melhor para estar envolvido em vários projetos importantes e criar relações de trabalho.

Em empresas de grande dimensão, pode conseguir uma ótima experiência, mas também pode acabar a jogar no computador numa secretária vazia o dia todo.

O ambiente

Pode ter a ideia de que realizar um estágio numa empresa de maior dimensão é um trabalho genérico e que acaba por ser uma experiência impessoal. Empresas mais pequenas não têm dificuldade nessa área, uma vez que são menos pessoas e existe a oportunidade de criar uma relação mais próxima com todos os colegas de trabalho.

Além disto, em pequenas empresas existe uma maior probabilidade de estar mais próximo dos seus superiores e até do seu patrão, o que pode influenciar positivamente o seu trabalho e eficiência. Terá acesso a uma maior variedade de projetos, uma vez que todos importam e fazem falta no desenvolvimento de determinados projetos.

 

Fonte: The Balance Careers