Trabalhar por conta própria é o sonho de muitos trabalhadores, mas apenas a realidade de alguns. Isto acontece devido ao facto de que quando uma pessoa começa a trabalhar independentemente está a abdicar de muitos benefícios de um emprego tradicional. Benefícios como o seguro de saúde, férias pagas, entre outros.

Se está a trabalhar ou pretende começar a trabalhar na categoria de freelancer, talvez seja melhor voltar a pensar nas responsabilidades e tudo o que está agregado a esta decisão.

Saiba porque razão está a fazê-lo

Trabalhar como freelancer pode ser difícil ou por outro lado livre de stress, consoante os seus objetivos. Se está à procura de uma fonte de rendimento estável para sustentar a sua família, esta opção não é realmente a mais adequada, uma vez que muitas propostas de trabalho são imprevisíveis em termos de salário, procura e volume de trabalho.

Contudo, se pretende utilizar este caminho como um rendimento extra, enquanto trabalha num emprego full-time, esta torna-se numa boa opção, onde é frequente poder escolher as suas horas trabalho.

Lembre-se que é o patrão e também o empregado

Freelancers de sucesso são trabalhadores que têm de ter uma mentalidade empreendedora, uma vez que têm, constantemente, de planear mais à frente e considerar qual o próximo projeto, como o vão encontrar e quanto irão ganhar do mesmo.

Uma vez que com este estilo de trabalho o trabalhador é o seu próprio patrão, o mesmo tem de ter capacidades e competências para assumir vários papéis, de modo a poder analisar as suas finanças, criar orçamentos e prazos e gerir contratos e outras atividades do género.

Lidar com taxas, rendimentos e seguros de saúde são outro aspeto a ter em conta, uma vez que o trabalhador é o seu próprio contabilista.

É necessário ser bastante organizado

Pode-se considerar uma pessoa organizada, mas nunca saberá até que ponto é verdade até começar a trabalhar por conta própria e ser responsável por todos os aspetos do seu negócio, como assegurar um seguro de saúde, as taxas e rendimentos e o horário de trabalho.

Para este aspeto, é aconselhado a utilização de ferramentas de organização online, como Asana ou o Trello, conhecidas pelo seu aspeto intuitivo e fácil organização de atividades bastante personalizável.

Esta organização permite estar sempre à frente do acontecimento, pois já tem agendados trabalhos presentes e futuros, com informações sobre rendimentos, prazos e o que precisar.

Aliado a isto, possuir uma agenda para estar sempre consigo também facilita a organização e o acesso a informação que pode precisar no momento.

Falta-lhe proteção e previsão

Infelizmente ainda não existem muitas leis que protejem os trabalhadores desta categoria. Em algumas situações, há freelancers que têm de trabalhar num projeto até à madrugada e estar de volta ao trabalho às 08h da manhã.

Também não existe nenhuma compensação relativamente a acidentes durante um projeto que o impede de continuar a trabalhar, tornando-o responsável pela perda de rendimento daquele trabalho e receitas médicas. Nem todos os freelancers têm um seguro de saúde, por isso os riscos existentes podem ser altos.

Mas mesmo com todas estas limitações e trabalho extra, decidir trabalhar como freelancer pode compensar. É preciso é ter consciência do que é importante antes de mergulhar de cabeça neste ramo de trabalho.

 

Fonte: Business News Daily