oferta de emprego
oferta de emprego

O dia da entrevista de emprego é a altura ideal para ficar a saber mais sobre a empresa à qual se candidatou. Deve avaliar várias características da mesma antes de aceitar a oferta de emprego.

Pormenores que deve observar antes de aceitar a oferta de emprego 

1. Cumprimento à chegada

Analise a forma como é recebido à chegada. A recepcionista sorriu? Foi-lhe oferecida água ou café? Foi o entrevistador que o foi buscar à porta? Tente compreender se as pessoas que o receberam estão bem-dispostas.

A forma como a empresa lida com os visitantes pode demonstrar a forma como lida com os funcionários.

2 Interacção entre os trabalhadores

Enquanto aguarda pela entrevista, ou se tiver a oportunidade de conhecer as instalações da empresa, repare na interacção entre os vários funcionários.

Existe energia na forma como se cumprimentam? O sorriso é uma constante? Então pondere aceitar a oferta de emprego – esta empresa fomenta a felicidade dos seus funcionários e irá esforçar-se por manter sua moral positiva.

3. Forma de atender o telefone

Outro pormenor fácil de analisar é a forma como os trabalhadores atendem o telefone. Se o tom for monocórdico e o discurso parecer uma “gravação” repetida quase sempre da mesma forma… provavelmente a empresa tem uma cultura empresarial controladora.

Por outro lado, se ouvir alguém a tratar os colegas/chefias pelo primeiro nome e com um discurso mais descontraído ao telefone, a cultura empresarial é mais jovial.

4. Linguagem Corporal

Antes, durante e depois da entrevista de emprego deve analisar a linguagem corporal dos funcionários. A sua postura revela confiança? Os mesmos parecem confortáveis?

Se aparentam ficar nervosos quando a chefia está presente… pondere se esta oferta de trabalho é ideal para si.

5. Instalações

Que tipo de instalações tem a empresa? Os trabalhadores estão sentados em open space, salas ou cubículos? Existe uma cantina? Existe um ginásio? As instalações são quentes ou frias de mais?

Antes de aceitar uma proposta de emprego imagine-se a trabalhar naquelas instalações.

6. Velocidade de trabalho

Os funcionários andam azafamados de um lado para o outro? Os telefones tocam constantemente? Os trabalhadores escrevem no computador ao mesmo tempo que falam entre si sobre trabalho? Então este é um ambiente de trabalho a alta velocidade.

Reflita se trabalha bem sob pressão e se conseguirá atingir os prazos impostos.

7.  Organização do local de trabalho

Se a entrevista de emprego começar depois da hora, o entrevistador estiver à procura do seu curriculum vitae dentro da pasta e as secretárias dos funcionários estiverem desarrumadas é provável que o local de trabalho seja sempre desorganizado.

Se organização, arrumação e pontualidade são o seu “nome do meio” esta não é a oferta de emprego para si.

8. Cultura empresarial

Os funcionários podem personalizar as suas secretárias? Existem espaços de diversão onde se podem juntar?  Foram pendurados posters/quadros?

Descubra se a empresa é séria, descontraída ou divertida através deste tipo de pormenores.

9. Vestuário

Observe o estilo de roupa que os trabalhadores utilizam. Esta será a sua indumentária se aceitar a oferta de emprego.

10. Relação chefia-funcionários

Se possível, esteja atento a uma interacção entre chefia e trabalhadores. A relação é de igual para igual ou nota-se o distanciamento hierárquico?

Deve sempre pôr-se no lugar do funcionário e pensar se sentiria bem.

11. Disposição do parque de estacionamento

Existem espaços reservados para as chefias? Nesse caso, é provável que a empresa valorize bastante a hierarquia.

A empresa disponibiliza lugares específicos para carros híbridos e/ou eléctricos? Então a ecologia é um dos valores fundamentais da cultura empresarial.

Os sinais e/ou posters presentes no parque de estacionamento são divertidos? Este tipo de pormenores demonstram que o ambiente de trabalho é, provavelmente, mais descontraído.

Procure pequenos sinais que exemplifiquem o tipo de cultura da empresa.

 

Esteja atento a tudo o que se passa à sua volta no dia da entrevista de emprego. Procure imaginar-se na pele de um dos funcionários. Se sente que se adaptaria perfeitamente à cultura empresarial e as condições contratuais são boas, não hesite, aceite a oferta de emprego.

Fonte: Forbes