Hoje em dia existem empregos que lhe permitem trazer o seu lado criativo para o trabalho e muitos deles são bem pagos!

Quando é uma pessoa criativa, é fácil sentir que um trabalho não artístico o irá fazer desistir de uma parte importante de si ou aceitar um salário baixo.

Mas, a Internet e as revoluções tecnológicas das últimas décadas abriram uma nova infinidade de funções.

Então, veja a lista de 16 empregos bem pagos para pessoas criativas, que o The Muse partilhou.

1. Coach Agile

Um Coach Agile é um profissional de gestão de projetos que ajuda a dimensionar práticas Agile.

Normalmente trabalha com desenvolvedores de software ou engenheiros de produto, para ajudá-los a gerir projetos de longo prazo e trabalhar de forma mais eficaz em grupo.

O coaching requer uma combinação única de habilidades criativas. Então, precisa de ser organizado, bom com recursos visuais e de alta inteligência emocional.

Este é um ótimo emprego para pessoas que são líderes naturais, mentores e solucionadores de problemas.

2. Diretor de redes sociais

Um diretor de redes sociais é responsável por desenvolver as estratégias que uma marca usa para alcançar os clientes, através de plataformas de redes sociais.

O seu trabalho passa pela supervisão de canais de conteúdo, gestão de equipas, análise de desempenho de esforços passados ​​e atuais e apresentação de dados para demonstrar o sucesso das iniciativas sociais.

Este é um dos melhores empregos para pessoas criativas que possuem uma ampla gama de habilidades criativas e analíticas.

Requer uma forte sensibilidade estética, habilidades de edição de fotos e vídeos, redação e, às vezes, até talento diante das câmaras. Além disso, também precisam de ser pensadores estratégicos, capazes de analisar e apresentar dados com a mesma facilidade com que conseguem fazer novos amigos online.

3. UX Designer (experiência do utilizador)

Nesta função define como os clientes se envolvem e interagem com o produto que a sua empresa fabrica. Isso pode significar coisas muito diferentes para empresas diferentes.

Algumas funções de UX Design são mais visuais, envolvendo a criação de protótipos e wireframes, enquanto outras se concentram mais na escrita de textos e conteúdo para aplicações, sites e espaços físicos.

Então, é necessário ter uma mentalidade de resolução de problemas e um desejo constante de fazer as coisas funcionarem melhor.

4. Designer de produto

A função de Designer de Produto pode ser aplicada a tudo, desde o design de embalagens, móveis e brinquedos até à criação de novos softwares e produtos digitais.

Então, os Designers de Produtos moldam as coisas que usamos diariamente, desde aplicações e sites até ténis e fones de ouvido.

Assim, esta função é adequada para qualquer pessoa com fortes habilidades de desenho, especialmente se estiver interessado em criar produtos físicos.

Também terá de trabalhar com equipas multifuncionais, colaborando com Engenheiros, Vendedores e profissionais de Marketing, e encontrar soluções criativas.

5. Diretor Criativo

Os Diretores Criativos geralmente abrangem alguns campos artísticos diferentes. O trabalho de um Diretor Criativo depende da indústria, mas as responsabilidades gerais são moldar a direção estética e a mensagem de uma marca.

Por exemplo, se trabalhar para uma empresa de moda, a sua função será determinar a aparência visual de tudo, desde as roupas até aos espaços de venda e as plataformas de comércio eletrónico.

Já se trabalhar numa agência de publicidade irá supervisionar o visual, palavras, sons e qualquer outra coisa que possa aparecer em anúncios para vários clientes diferentes.

6. Diretor de Operações

Os Diretores de Operações são como os CEOs da unidade de negócios pela qual são responsáveis. Assim, gerem o pessoal, agendamento, orçamentos e negociações comerciais.

Por norma atuam em todas as áreas do negócios, como os Recursos Humanos, Gestão, Finanças, Marketing e outras.

Mesmo que não pareça criativo à primeira vista, é um papel que contribui para os pontos fortes dos líderes criativos com um forte senso de negócios.

No dia a dia terá de resolver problemas, gerir equipas multifuncionais, conduzir reuniões e tomar decisões inteligentes de contratação e desenvolvimento profissional.

7. Desenvolvedor de Software

Um Desenvolvedor de Software escreve código para construir novos softwares, para os atualizar ou adicionar novos recursos ao software existente.

Os Desenvolvedores de Software estão constantemente a usar habilidades criativas, desde a resolução de problemas até à criação de interfaces de utilizador visualmente atraentes.

É uma função que requer fortes habilidades analíticas, já que muitas vezes começará com um problema ou necessidade do utilizador e depois fará a engenharia reversa de uma solução.

8. Redator Sénior

Redação é uma das funções criativas mais simples que existe e é perfeita para quem adora escrever e criar frases de efeito ou slogans inteligentes.

Pode trabalhar para uma agência, onde terá vários clientes, ou como redator interno numa única empresa.

Nesta função por escrever de tudo, desde textos para o site, legendas do Instagram e o texto que aparece em materiais impressos, tudo com o objetivo de promover a marca para a qual trabalha ou promover os produtos ou serviços que vendem.

9. Gestor de Relações Públicas

As relações públicas podem ser um campo lucrativo para pessoas que encontram criatividade na narrativa.

Os Gestores de Relações Públicas são responsáveis ​​por divulgar e promover uma certa perceção sobre uma empresa, marca, produto ou indivíduo.

Terá de escrever muito – emails, comunicados à imprensa e convites – mas também poderá planear eventos, supervisionar campanhas digitais, trabalhar com influenciadores e muito mais.

10. Gestor de Formação

Um Gestor de Formação é responsável por ensinar aos funcionários as habilidades necessárias para ter sucesso nas suas funções, o que significa que é outra ótima opção para pessoas com personalidades extrovertidas e fortes hábitos de comunicação.

Estes precisam de ser capazes de pensar por conta própria e entender como ensinar o básico de uma ampla variedade de funções de trabalho.

11. Gestor de Desenvolvimento de Negócios

Os Gestores de Desenvolvimento de Negócios são responsáveis ​​por ajudar uma empresa a encontrar mais fontes de receita.

Podem identificar novos mercados para vender, procurar parcerias com outras empresas e formar alianças estratégicas para ajudar a sua organização a atingir metas financeiras.

Esse tipo de função requer fortes habilidades sociais e de falar em público – que podem incluir a criação e realização de apresentações – bem como habilidades de pesquisa, análise, organização e redação.

12. Gestor de Email Marketing

Nesta função desenvolve diversas habilidades criativas, desde redação até design gráfico e estratégia.

Os Gestores de Email Marketing são responsáveis ​​por descobrir a maneira mais eficaz de como comunicar com clientes atuais, passados ​​e potenciais cliente por email.

Precisam de ter sólidas habilidades de redação e pelo menos um conhecimento básico de design gráfico e de layout, mesmo que trabalhe principalmente com modelos.

Como o email marketing pode ser uma fonte significativa de receita para muitas empresas, também é um trabalho relativamente bem remunerado.

13. Diretor de arte

É difícil falar de trabalhos criativos para pessoas criativas sem mencionar os Diretores de arte. Este é responsável por supervisionar e definir o estilo visual dos projetos.

Como Diretor de arte pode trabalhar em vários setores e tipos de projetos, como revistas, redes sociais, produção de televisão e cinema, comerciais, videoclipes e até apresentações ao vivo.

14. Designer de Interiores Sénior

Designer de interiores é um dos melhores trabalhos para pessoas criativas que gostam de se expressar através dos seus espaços.

Então precisa de ser bom a transformar ideias em conceitos e usar as ferramentas certas para torná-los reais.

15. Animador Sénior

Um animador é o profissional por trás de todos os movimentos e expressões que vemos em personagens animados, em filmes, jogos de vídeo, séries animadas e até mesmo em anúncios.

No início da carreira um animador pode não auferir um grande salário, mas um animador sénior sim. O salário médio varia de acordo com a área em que atua.

Além da criatividade, essa função requer pesquisa, pensamento crítico, mente inovadora e habilidades de comunicação.

16. Criador de conteúdo

Hoje em dia, Criadores de Conteúdo podem ganhar a vida a trabalhar em tempo integral na internet.

É um percurso de carreira interessante para mentes criativas. Empresas como YouTube e TikTok possuem programas de monetização para incentivar os criadores a produzir conteúdo.

 

Não deixe a sua criatividade de lado e aposte num destes empregos bem pagos! Conheça aqui as ofertas de emprego disponíveis no Alerta Emprego.