Networking

Ir a um evento de Networking pode parecer uma experiência aterradora. Entrar numa sala cheia de desconhecidos, entregar cartões de visita e falar com quem conhece não é o ideal de divertimento de qualquer um.

O The Daily Muse juntou as melhores dicas para tornar o networking mais interessante e até divertido.

18 formas de se sentir mais à-vontade no networking

1. Não pense na palavra “networking” – Quando for a um evento de partilha de contactos, não pense no mesmo somente como evento de networking. Ignore esta palavra que lhe poderá trazer ansiedade. Num evento de partilha (um nome que o ajudará a relaxar) sentir-se-à mais à-vontade para partilhar ideias, contactos, informações e novidades da indústria.

2. Escolha bons eventos – opte por eventos organizados pela associação de antigos alunos da sua faculdade ou que estejam directamente relacionados com a sua área de especialização. Não terá benefícios se for a um evento de networking generalista – a maior parte das pessoas não trabalhará na sua área de negócio, pelo que a partilha de conhecimentos e contactos será pouco aproveitada.

3. Organize o seu próprio evento de partilha (networking) – Escolha um local, convide 10 amigos e peça-lhes para trazerem consigo um colega de profissão. Para garantir que o evento é formal e tem o efeito desejado, estruture um tema de debate ou opte por questionar a todos os intervenientes quais os seus projectos de carreira e novidades na indústria.

4. Seja voluntário – Em vez de simplesmente estar presente no evento, faça parte de organização ou staff do mesmo. Por exemplo: pode ajudar com o check-in (distribuir chapas com o nome, registar a chegada de VIPs, etc.). Isto dar-lhe-à uma desculpa para conversar com os convidados… e os seus colegas de voluntariado podem vir a ser elementos-chave na sua rede de networking.

5. Trave conhecimentos fora dos eventos de networking – Aproveite conferências, reuniões gerais e seminários para conhecer novos membros da sua rede.

Não desvalorize os contactos que pode fazer através do seu hobby ou projecto de voluntariado. Algum dos seus colegas pode conhecer oportunidades de carreira interessantes ou estar a par de uma nova oferta de emprego.

6. Saia para jantar – Pesquise na internet sobre jantares da sua área de interesse. A Portugal Girl Geek Dinners reúne mulheres entusiastas das novas tecnologias e programação para jantares informais onde se discutem as novidades da indústria e se podem ouvir apresentações interessantes.

Os jantares não têm que ser obrigatoriamente sobre a sua área de trabalho. Jante com quem partilha os seus interesses e o gosto por comida – será mais fácil ter motivo de conversa.

7. Pesquise sobre os participantes – Antes dos eventos, faça uma pesquisa sobre os seus participantes. Pode consultar a lista de participantes formal, verificar quem está a falar do evento no Twitter e quem aceitou o convite para o evento no Facebook. Tente saber onde trabalham, quais os seus gostos e quais as especializações de cada um. Se souber estas informações terá mais motivos de conversa e sentir-se-à mais relaxado.

8. Crie objectivos – Estabeleça um objectivo para cada evento de networking. Por exemplo: trocar cartões com 10 profissionais ou iniciar conversa com 3 pessoas diferentes. Torne o evento num “jogo” e sentir-se-à mais motivado. Quando completar a “missão” pode-se congratular e ir embora. Ou….

9. Mime-se – Pense no que preferia estar a fazer em vez de estar no evento. Esta será a sua recompensa, mas só terá acesso à mesma depois de completar o objectivo. Por exemplo, se conseguiu trocar cartões com 10 profissionais já pode ir ter com os seus amigos ao café.

10. Leve um amigo/colega – Se está muito nervoso, não vá sozinho. Será mais fácil conversar com desconhecidos se tiver um amigo ao seu lado. Atenção para não perderem a oportunidade de conhecer novos membros da rede porque estão a falar somente entre os dois. A meio do evento tentem separar-se e “misturar-se” com os demais participantes.

11. Vista-se para o sucesso – Num evento com muitas pessoas precisa de se destacar… por isso deixe o fato preto clássico em casa. Vista o seu blazer preferido, use um colar forte ou aquela peça de roupa que lhe dá uma pitada extra de confiança.

12. Utilize desbloqueadores de conversa – Iniciar uma conversa com um desconhecido não é fácil. Por isso, tenha alguns desbloqueadores de conversa preparados. Os melhores temas são: a comida do evento, notícias da semana (que não sejam controversas) ou algo com humor.

13. Sirva-se de uma bebida – Quando entrar no evento de networking dirija-se ao bar e  peça uma bebida. Aproveite para iniciar conversa com quem está no bar. Atenção para não exagerar no número de bebidas.

14. Finja que está numa festa com os amigos – Seja honesto, divertido e interessante – aja como se estivesse numa festa informal com os seus amigos ou familiares. Sentir-se-à menos pressionado a ser perfeito em todas as conversas que mantém com os participantes.

15. Dirija-se a pares (e não a quem está sozinho)- Por exemplo, dois amigos que foram juntos para o evento sabem que deviam estar a conhecer outros profissionais, pelo que o acolherão bem. Por outro lado, os participantes deste par também podem ter acabado de se conhecer e têm receio de ficar “presos” um ao outro durante toda a noite. Se se juntar à conversa, um deles estará mais à-vontade para sair e continuar a trabalhar para o seu objectivo de networking.

Falar com pares também ajuda a que o assunto de conversa não desapareça, já que são três pessoas a contribuir, e não duas.

16. Fale de assuntos pessoais – Procure encontrar um ponto em comum com quem está a falar. Por vezes pode ser algo pessoal, como um filho pequeno ou um hobby. As pessoas têm mais vontade de ajudar quando sentem uma ligação pessoal.

17. Faça perguntas interessantes – Um bom exemplo é “O que tem feito ultimamente?”. Possibilita ao interlocutor decidir se quer falar da carreira, projecto de voluntariado, família, hobby, etc. É melhor do que “O que faz?” já que a pessoa a quem se dirige pode não se sentir à-vontade para partilhar consigo se estiver desempregado ou à procura de um novo emprego.

18. Elimine a competição – se um evento de networking com muita gente o faz sentir-se intimidado, opte por  agendar um café ou almoço com a pessoa que gostaria de conhecer. Utilize o LinkedIn e Facebook ou peça a um amigo em comum para vos apresentar. Esta abordagem pode ser mais complexa porque, se não houver motivo de conversa, não pode simplesmente levantar-se e procurar outra pessoa com quem falar.

 

Tente pensar no networking como partilha de conhecimentos e não um evento onde é obrigado a falar com desconhecidos e trocar cartões de visita. Torne o evento num jogo e aja de forma natural para ser bem sucedido.