procura activa de emprego

A Procura Activa de Emprego é uma das obrigações de quem recebe subsídio de desemprego. Faz parte do Plano Pessoal de Emprego, pelo que o candidato recebe apoio do Serviço de Emprego (ex-Centro de Emprego).

Consiste na iniciativa de procurar trabalho por si próprio, candidatando-se através dos vários meios disponíveis.

Acções mais importantes na Procura Activa de Emprego:

  • Inscrever-se no site de emprego governamental;
  • Consultar diariamente ofertas de emprego disponíveis em portais de emprego online  (como o Alerta Emprego), bolsa de emprego público, jornais, Diário da República, ou em quaisquer outros meios;
  • Responder e apresentar candidaturas a anúncios de emprego;
  • Contactar as empresas e informar-se sobre eventuais vagas. Enviar cartas de candidatura espontânea acompanhadas de currículo.
  • Inscrever-se em empresas de trabalho temporário regulamentadas e agências privadas de colocação autorizadas;
  • Consultar as ofertas de emprego na Europa através da Rede EURES;

O próprio Serviço de Emprego disponibiliza meios para ajudar na Procura Activa de Emprego, tais como quiosques electrónicos, acesso à internet e anúncios de emprego.

 

Deve guardar comprovativos de candidatura para apresentar no Serviço de Emprego.

Para ajudar, o Alerta Emprego envia um e-mail de confirmação de candidatura, que poderá utilizar para garantir que está a seguir o Plano Pessoal de Emprego. Se enviar currículos por outros meios ou os entregar em mãos, não se esqueça de guardar prova datada e, no caso presencial, com carimbo da empresa.

Para mais informações vá ao site do IEFP ou dirija-se ao Serviço de Emprego ou Gabinete de Inserção Profissional da sua área de residência.