google reception

A Google foi, sem surpresas, eleita a Melhor Empresas para Trabalhar do Mundo. É já a terceira vez que a tecnológica fica no topo da lista feita pela consultora Great Place to Work (GPTW).

Os critérios avaliados incluem o Grau de Compromisso dos colaboradores com a empresa e a análise das práticas de Gestão de Capital Humano.

É feito um questionário enviado a todos os colaboradores vinculados com a empresa, sendo que a taxa de resposta também entra para a avaliação do Grau de Compromisso. As práticas de Gestão de Capital Humano são analisadas através de perguntas como “O que torna a empresa única” e “O que leva os colaboradores a permanecerem na empresa”. Posteriormente, são comprovadas com uma visita dos jornalistas ao local de trabalho.

A GPTW assegurou, também, que as melhores empresas estão a ter resultados cada vez mais positivas – o que mostra uma aposta forte na satisfação do capital humano.

Melhores Empresas para Trabalhar do Mundo:

1. Google

Esta multinacional assenta o seu modelo de negócio na manutenção do motor de pesquisa mais utilizado do mundo. A empresa também oferece serviços de análise de dados, cloud computing, publicidade digital, e desenvolvimento de aplicações para web, mobile e sistemas operativos.

O seu ambiente de trabalho e cultura empresarial são tão fortes que, por ano, mais de 2,5 milhões de candidatos tentam a sua sorte.

 

2. SAS Institute

A SAS, ou “Statistical Analysis System”, é uma empresa pioneira em Business intelligence e criadora de vários softwares para gestão de bancos de dados comercializados por ela. A maioria das empresas de renome usa os serviços da SAS Institute.

 

3. NetApp

NetApp, Inc., anteriormente Network Appliance, Inc., é uma empresa americana de armazenamento e gestão de dados. Faz parte da lista das 100 maiores empresas não financeiras da bolsa americana.

 

4. W.L. Gore & Associates

Também americana, a W. L. Gore & Associates foca-se na produção de materiais electrónicos, industriais e médicos e  tecidos ultra-resistentes. A multinacional tem mais de 10.000 colaboradores.

 

5. Belcorp

A Belcorp é uma empresa Sul Americana com 45 anos de tradição na venda directa de cosméticos.

 

6. Microsoft

A Microsoft Corporation desenvolve, fabrica, licencia e vende software de computador, produtos electrónicos, computadores e serviços pessoais. Entre os seus produtos de software mais conhecidos estão o Windows, o Office e o Internet Explorer. Já os hardwares mais conhecidos são as consolas Xbox e os tablets Surface. Esta é a empresa de software que mais factura no mundo.

 

7. Marriott

A Marriott International, Inc. é dona de milhares de hotéis de luxo espalhados por todo o mundo. Só na América do Norte, o grupo Marriott possui 2.300 propriedades. Esta empresa também tem actividade em Portugal.

 

8. Monsanto

A Companhia Monsanto é uma indústria multinacional de agricultura e biotecnologia, sendo a líder mundial na produção de herbicida glifosato. Também é, de longe, o produtor líder de sementes geneticamente modificadas (transgénicos), respondendo por 70% a 100% da quota de mercado para variadas culturas.

 

9. Cisco

A Cisco Systems é uma empresa multinacional com 54.000 colaboradores em todo o mundo. A atividade principal da Cisco é a venda de soluções para redes e comunicações, quer seja na fabricação e venda (destacando-se fortemente no mercado de routers e switches) ou na prestação de serviços através das suas subsidiárias Linksys, WebEx, IronPort e Scientific Atlanta.

 

10. American Express

A American Express é uma empresa de serviços financeiros dos Estados Unidos. A companhia é conhecida pelos seus serviços de cartões de crédito mas também trabalha em serviços de viagens, fundos mútuos, aconselhamento financeiro e seguros.

 

11. Scotiabank

Este é o terceiro maior banco do Canadá em termos financeiros. Tem mais de 21 milhões de clientes em 55 países e oferece serviços bancários, de gestão de fundos e de investimentos.

 

12. SC Johnson

A SC Johnson detém marcas como Pronto, Brize, Mr. Muscle e Raid e opera a nível internacional. Fabrica produtos de higiene e limpeza, que comercializa em mais de 110 países.

 

13. Autodesk

A Autodesk, Inc. é uma empresa de software de design e de conteúdo digital. Os seus produtos mais conhecido são o AutoCAD e o 3ds Max, utilizados por designers e arquitecto a nível mundial.

 

14. Telefónica

Esta empresa espanhola tem já presença em 24 países, num total de 315,7 milhões de acessos. Vende soluções de telecomunicações fixas e móveis, internet e televisão.

 

15. National Instruments

National Instruments é uma companhia americana com mais de 4000 colaboradores e operações em 41 países. Produz equipamento de teste automatizado e software de instrumentação virtual, sendo as suas aplicações mais comuns a aquisição de dados, o controlo de instrumentos e a visão artificial.

 

16. Fedex Corporation

A FedEx é uma empresa americana de transporte expresso de correspondências, documentos e objectos, que oferece ainda vários serviços de logística.

 

17. Atento

Esta multinacional de contact centers desenvolve a maior parte do seu negócio na América Latina e na América do Norte.

 

18. EMC

A EMC Corporation é uma empresa multinacional norte-americana que fornece sistemas para infraestruturas de informação, software e serviços.

 

19. Daimler

Actualmente, é considerada a 2ª maior fabricante de camiões e a 13ª maior fabricante de carros, detendo as marcas Mercedes-Benz e Smart, entre outras.

 

20. Diageo

É a maior fabricante de bebidas destiladas do mundo, vendendo os seus produtos em 180 países. Detém marcas como Smirnoff, J&B, Baileys e Guiness.

 

21. Hyatt

Presente no mercado desde 1957, a cadeia de hotéis dá emprego a mais de 75.000 colaboradores.

 

22. Mars

Mars, Twix, Snickers, M&M’s, Pedigree e Whiskas são algumas das marcas desta multinacional.

 

23. Accor

A Accor é um grupo de serviços francês, presente nos ramos de hotelaria, agências de viagens, restauração e gestão de casinos.

 

24. eBay

É o maior site do mundo para a venda e compra de bens, sendo o shopping mais popular da Internet. Emprega mais de 33.5000 colaboradores.

 

25. The Coca-Cola Company

Fundada em 1886, é o principal fabricante, vendedor e distribuidor de concentrado de bebidas refrescantes, do mundo. Está presente em mais de 200 países e criou mais de 3500 bebidas diferentes desde águas a sumos, refrigerantes, chás, cafés, bebidas energéticas e desportivas.

 

Conheça também as melhores empresas para trabalhar em Portugal em 2014.