Uma cultura de feedback é indispensável para o crescimento sustentável do talento e dos negócios.

O conceito de cultura de feedback tem vindo a ser substituído pelo de feedforward. Este, ao invés de se forcar no passado, foca-se no futuro, nos objetivos e metas dos colaboradores, promovendo a melhoria contínua.

Então, para promover uma cultura de feedback e feedforward na sua empresa, conheça as três estratégias que a prestadora de serviços tecnológicos Zühlke, partilhou com a Rhmagazine e que nós lhe mostramos agora.

1. Promover um ambiente seguro e de confiança

Para ter um bom feedback, é importante que as pessoas se sentem confortáveis para partilhar as suas opiniões de forma espontânea e sem receio de possíveis consequências.

Criar um ambiente seguro e de confiança começa com uma comunicação aberta e transparente por parte dos líderes, que o fazem de forma construtiva.

Além disso, também é fundamental que estes momentos sejam oportunidades de crescimento, onde são apresentadas e discutidas possíveis soluções para os desafios, fomentando o feedforward.

2. Garantir um acompanhamento contínuo

O feedback deve ser uma prática contínua e não um momento pontual como as avaliações anuais.

Conversas regulares ou momentos de reflexão em equipa ajudam a manter um fluxo constante de comunicação, promovendo um acompanhamento real que permite ajustes rápidos e interações mais naturais e produtivas.

Além disso, o reforço positivo e o reconhecimento imediato de boas práticas aumentam a motivação e o envolvimento das equipas.

3. Adaptar de acordo com as necessidades e objetivos de cada um

Cada pessoa tem necessidades e objetivos profissionais diferentes, por isso, é essencial adaptar a abordagem a cada um.

Personalizar esta prática demonstra respeito e um conhecimento aprofundado de cada membro da equipa, o que contribui para um desenvolvimento em linha com as aspirações individuais e organizacionais.