Muitos candidatos relataram ter sido ignorados na procura de emprego, logo após uma entrevista.

Há muitas razões para isso acontecer, e a maioria está relacionada ao estado atual do mercado de trabalho e às políticas individuais da empresa.

Então, com a ajuda do The Muse, mostramos-lhe como lidar com o facto de ser ignorado na procura de emprego, o que deve ou não fazer.

1. Não envie um email a mostrar a sua frustração

Pode-se sentir frustrado, mas não envie nenhum email a mostrar isso. Não importa o quão profissional acha que está a expressar a sua desilusão, escrever um email a mostrar isso para um possível empregador nunca é uma boa ideia.

Um dia pode querer candidatar-se de novo, por isso não vai querer manchar a sua imagem.

2. Avalie o que podia ter feito melhor

Na maioria dos casos, ser ignorado por um recrutador não é culpa sua, mas se isso continuar a acontecer, vale a pena avaliar a situação.

Veja se está a ir para as entrevistas bem preparado, se está a fazer as perguntas certas, se faz o acompanhamento após as entrevistas e até se tem o seu currículo atualizado.

3. Não deixe que isso afete outras candidaturas

Depois de uma empresa o ignorar, você quer ser extremamente cuidadoso com outras empresas. Quando um entrevistador diz que entrará em contato mais tarde, embora você queria saber quando em concreto, não se precipite.

Lembre-se que cada processo de recrutamento é diferente. Ser ignorado é mau, mas carregar essa bagagem para a sua próxima entrevista não é benéfico.

4. Lembre-se de que algumas coisas estão fora do seu controle

Antes de presumir que o entrevistador é mau por não lhe dar uma resposta, lembre-se de que pode ser uma política da empresa sobre a qual eles não têm controle.

E mesmo que não seja esse o motivo, lembre-se que você não pode controlar como eles agem, mesmo se você fizer tudo certo.

As empresas geralmente procuram candidatos que se alinhem com os seus valores e cultura, mas isso varia entre os empregadores e não está sob o seu controle.

 

Lembrar-se destes pontos pode ajudá-lo a sentir-se menos chateado com a empresa e consigo mesmo. Preocupe-se em aprender com a experiência e estar pronto para os próximos processos.