Quando envia uma candidatura dê um passo que aumentará muito as suas hipóteses, basta saber quem é o gerente de contratação a quem se deve dirigir.

E porque deve ter esta informação? No jogo da procura de emprego, a pessoa que chega mais perto do gerente de contratação irá passar uma boa impressão.

Mas a questão é, como é que pode saber quem é o gerente de contratação, veja estas 3 táticas do The Muse para chegar ao seu objetivo:

1. Faça uma pesquisa no LinkedIn

Esta é uma forma direta de descobrir quem é a pessoa que procura.

Para isso, basta procurar pela empresa e algumas palavras que provavelmente descrevem o cargo da pessoa responsável pelo departamento a que se candidata.

Dos resultados que lhe aparecem, descubra quem é a pessoa que procura. Então, decida como vai fazer a sua abordagem e entrar em contacto diretamente.

Assim, considere enviar uma solicitação para a pessoa com algo como:

“Olá (nome da pessoa), eu sou (o seu nome) – especialista de marketing digital com experiência direta na indústria da beleza. Estou interessada na (empresa) há muito tempo, então, quando vi que você está a recrutar para a sua equipa digital, enviei a minha candidatura. Mas também gostava de me apresentar diretamente porque acho que a minha formação se encaixa muito bem com o que está à procura”.

Mas e se não encontrar o gerente de contratação usando esta técnica? Tente a próxima que lhe damos:

2. Peça ajuda a alguém que trabalhe na empresa

Quando está à procura do gerente de contratação, certamente irá encontrar muitas pessoas que ache que o podem ser.

Então, para não correr o risco de errar, encontre alguém que trabalhe na empresa atualmente e aborde essa pessoa. Pode dizer:

“Olá (nome da pessoa). Nós somos membros do grupo (nome do grupo) aqui no LinkedIn. Percebi que está na equipa de estratégia digital da (empresa). Estou interessada na empresa desde sempre e percebi que há uma vaga para coordenador de marketing. Sabe-me dizer quem é a melhor pessoa para eu contatar, para obter mais informações sobre essa função?”

O mais provável é que o ajudem e lhe deem o nome da pessoa certa e, quem sabe, até o podem introduzir à pessoa.

3. Pegue no telefone e ligue

Quer realmente esta oportunidade? Então não se esconda atrás do computador, pegue no telefone e ligue. Mas certifique-se que o faz com cuidado e de forma estratégica.

A sugestão é, liguei para o número geral da empresa e peça ajuda a quem lhe atender o telefone.

Pode pedir o nome da pessoa ou o nome corretor do cargo que o gerente de contratação tem e pesquisar no LinkedIn ou o Google.

No entanto, lembre-se que essa tática pode não funcionar tão bem numa organização maior, onde a pessoa que atende o telefone pode não ter ideia do recrutamento.

Nesse caso, veja se consegue encontrar o número do departamento específico ou de um assistente da equipa.

 

Então, se conseguir chegar à pessoa certa e se vender diretamente a ela, estará numa posição muito melhor do que se sentar e esperar.

Ponha em prática estas táticas, saber quem é o gerente de contratação vai-lhe dar vantagem em relação aos outros candidatos.