Pode soar estranho, mas a ideia na entrevista é que se venda a si mesmo. Tem de mostrar ao recrutador que é a pessoa certa, então damos-lhe dicas para que saiba como se vender na entrevista de emprego.

Não vai querer parecer arrogante ou desesperado, mas deve aprender a autopromover-se de maneira convincente, esse é o objetivo da entrevista de emprego.

Há forma de falar para que consiga fazê-lo, então siga as dicas que lhe damos agora, que segundo o Monster são essenciais:

A primeira impressão

Muitos gerentes de contratação irão formar a primeira impressão de si com base no que veste. A escolha certa do que vestir depende da empresa à qual vai à entrevista, mediante a cultura da mesma.

Além disso, precisa de projetar confiança fisicamente, a linguagem corporal tem de reforçar o que está a mostrar.

Dicas não-verbais como contacto visual, movimentos das mãos, postura e tom de voz, são essenciais para se vender ao recrutador.

Personalize o seu argumento de venda

Deve ter uma apresentação sobre si mesmo preparada, cerca de 30 a 60 segundos. Este discurso deve ser personalizado para o emprego ao qual se está a candidatar.

Então, observe atentamente o anúncio para avaliar as necessidades da empresa e as responsabilidades do cargo e assim ajuste o seu argumento de venda de acordo com o que viu.

Prepare pontos significantes

Prepare-se para que lhe sejam feitas perguntas comportamentais, por exemplo, contar um episódio em que teve de lidar com uma situação difícil.

A resposta a estas questões exigem que dê exemplos de experiências de trabalho anteriores. Não se esqueça de falar também sobre os resultados das suas ações.

Crie um diálogo real de como as suas soluções afetaram os negócios e deixaram as pessoas envolvidas satisfeitas. Descreva prémios ou visibilidade que recebeu, ou como o seu ex-chefe ainda o elogia naquele projeto que continua em vigor na empresa anos depois.

Faça perguntas exclusivas

O segredo para se diferenciar de outros candidatos é simples: faça boas perguntas que agreguem valor.

Certifique-se de que pelo menos uma das suas perguntas expressa interesse relativamente ao projeto atual da empresa. Por exemplo, pode perguntar se o novo produto que estão a desenvolver terá os recursos e capacidades x e y.

Quantifique as suas realizações

Os números vendem! Os recrutadores querem ouvir números, sucesso em projetos, redução de custos, etc.

Evite usar termos clichê como “trabalho de equipa” ou “foi um trabalho duro”. Em vez disso, conta como aplicou as suas habilidades para chegar a isso.

Digas as coisas certas

Se não estiver à vontade para falar sobre si mesmo, a entrevista será muito mais estranha do que à partida já poderia ser. A chave é praticar! Pratique em frente ao espelho, ou com amigos.

 

Então, siga estas dicas para que seja o melhor vendedor de si próprio, ninguém melhor que você próprio o conhece tão bem, bem como às suas habilidades e competências. Esse é o seu trunfo!