O que deve conhecer sobre a empresa antes da entrevistaAntes da entrevista de emprego, existem certos aspetos que deve conhecer sobre a empresa. Não deixe nada ao acaso e saiba quais os pontos mais relevantes.

Qual é o objetivo? Saber o mais possível sobre a empresa antes da entrevista de emprego.

Ainda que parece algo simples e do conhecimento de todos, muitos candidatos apenas optam por ler o anúncio de emprego e retirar de lá a informação. Ainda que seja a fonte indicada para retirar informações sobre a vaga em aberto, não é o suficiente para conhecer a essência da empresa.

Os recrutadores costumam colocar questões como:

  • O que sabe sobre nós?
  • Porque pretende trabalhar connosco?

Conhecer a empresa – a sua missão, a sua cultura e os seus pontos fortes – vai ajudá-lo a responder as estas questões e a demonstrar que está realmente interessado na empresa.

Dicas para pesquisar e ficar a conhecer melhor a empresa

1. Conheça a missão

Uma boa fonte de informação para conhecer este detalhe é o website da empresa. A grande maioria tem uma página dedicada à sua missão ou até no Sobre Nós. Esta página descreve a empresa e apresente os seus objetivos gerais.

Além disso, também pode visitar a página do LinkedIn para informação adicional. Ter conhecimento destes dados vai ajudá-lo a responder a questões sobre este tema.

2. Conheça a cultura

A maioria dos websites das empresas também têm informação sobre a cultura da empresa. Descubra o ambiente do local de trabalho.

  • Está direcionado para o trabalho de equipa?
  • É um ambiente mais conservativo ou casual?

Esta informação não só o vai ajudar a responder às questões durante a entrevista como também o vai ajudar a decidir se é um ambiente que gostará de integrar.

3. Conheça os seus pontos fortes

É importante reconhecer onde a empresa está a ser bem-sucedida, e como se enquadra comparada com outras empresas semelhantes.

Uma vez mais, este género de informação pode ser encontrado no website da empresa, assim como nas redes sociais do Facebook e Twitter. Além disso, opte por pesquisar no Google e na secção das notícias.

Quanto mais aprender sobre a empresa, mais confortável ficará a responder às questões do recrutador.

4. Utilize contactos de dentro da empresa

Se conhece alguém que trabalhar atualmente, ou já trabalhou, na empresa, entre em contacto com essa pessoa.

Pedir a perspetiva de alguém de dentro da empresa poderá dar-lhe informações que jamais encontraria noutro lugar.

5. Faça uma lista

Após pesquisar a empresa, crie uma lista com informação relevante (desde estatísticas a notas sobre a cultura empresarial) que possa relembrar com facilidade e mencionar durante a entrevista.

Fazer este trabalho de casa é uma das melhores formas de demonstrar o seu profissionalismo e interesse numa empresa.

 

Fonte: The Balance Careers

 

Saiba Mais:

Antes da entrevista de emprego, existem certos aspetos que deve conhecer sobre a empresa. Por isso, não deixe nada ao acaso e saiba quais os pontos mais relevantes.

Está atualmente à procura de emprego? Está a sentir dificuldades e a ficar desmotivado? Então conheça estas dicas para ser contratado mais depressa.

Não desperdice nenhuma oportunidade e fique a par das melhores dicas de entrevistas de emprego para ser bem-sucedido, a fim de destacar o melhor de si.

Durante a entrevista é importante expor as suas questões e preocupações. Conheça neste artigo os quatro pontos essenciais que deve questionar no decorrer da sua entrevista de emprego.

Existem diversas razões pelas quais não recebe uma resposta das empresas após enviar a sua candidatura. Aprenda a lidar da melhor forma com esta situação.

Estenda a sua procura de emprego ao nosso portal. Conheça o Alerta Emprego onde terá acesso a diversas oportunidades profissionais para várias regiões e candidate-se.

Para além disso, a nova ferramenta do Alerta Emprego permite filtrar as oportunidades profissionais por regime de tele-trabalho. Conheça todas as ofertas disponíveis desta categoria.