As razões pelas quais não recebe uma resposta das empresas

Existem diversas razões pelas quais não recebe uma resposta das empresas após enviar a sua candidatura. Aprenda a lidar da melhor forma com esta situação.

Inesperadamente, ninguém gosta de passar por estes cenários. A procura de emprego já se torna por si só um processo esgotante, ainda mais quando não recebe qualquer tipo de feedback por parte das empresas.

Além disso, pode ser desafiante decidir se deve continuar a enviar currículo ou esperar por uma resposta. Quando se encontra nesta posição, o mais acertado é continuar com a procura de emprego até ter uma proposta de emprego.

Dito isto, porque é que a empresas não notificam os candidatos? E o que pode fazer quanto se encontra nesta situação? Aprenda a lidar com a situação ao rever algumas das razões pelas quais não recebe uma resposta das empresas.

Porque é que as empresas não notificam os candidatos?

Apesar de ser o mais certo a fazer, as empresas não são obrigadas a notificar os candidatos que submetem a sua candidatura ou que enviam o seu currículo para uma vaga em aberto.

Enquanto que algumas empresas preferem notificar os candidatos, outras empresas nem por isso. Grandes empresas até podem ter um Software de Recrutamento que processa as candidaturas e envia um email de confirmação aos candidatos. Estas plataformas podem notificá-lo em que estado está a sua candidatura.

Porque é que os candidatos não recebem uma resposta?

Podem existir outros fatores de relevo que têm um determinado impacto no processo de recrutamento. Este processo nem sempre é tão refinado como pensa, e pode levar algum tempo até rever todas as candidaturas, destacar as que passam para entrevistas e delinear os candidatos a contratar.

Aliado a isto, conheça outras razões pelas quais não recebe uma resposta das empresas:
  • Não possui os critérios necessários – se não tiver os atributos que o recrutador procura, muito provavelmente não será escolhido
  • O seu currículo não se enquadra com os requisitos – até pode ter as qualificações necessárias, mas o recrutador não é capaz de compreender se é o candidato ideal. É importante conseguir adaptar o seu currículo ao anúncio de emprego.
  • O seu currículo é um desastre – se não submeter um currículo bem formatado, sem erros gramaticais e ortográficos poderá acabar fora da competição. Aprenda a ver (e rever) o seu currículo.
  • Não submeteu os documentos pedidos – se uma empresa pede um carta de apresentação, amostras das suas competências de escrita ou qualquer outro material para comprovar a sua candidatura, não pode esquecer-se de os enviar juntamente com o seu currículo.
  • A empresa contratou outro candidato – pode ser tão simples quanto o cargo já ter sido preenchido, mas a empresa ainda não ter retirado a oferta da plataforma
  • Os planos podem ter mudado – talvez a empresa tenha optado por não preencher a vaga ou alterou os requisitos procurados. Problemas de orçamento podem estar a atrasar o processo ou problemas de gestão.
  • O processo de recrutamento pode ser mais longo do que pensa – a empresa pode preferir por recolher uma grande amostra de candidatos antes de passar para as entrevistas

Depois da entrevista de emprego

Algumas das razões pelas quais não foi selecionado para uma entrevista também pode explicar a razão pela qual não recebeu um follow-up após a sua entrevista de emprego. A empresa pode ter encontrado um candidato mais apto para o cargo, ou por outro lado, pode ter preferido colocar o processo de recrutamento em pausa.

Outra razão para não receber uma resposta pode ser pelo facto do recrutador não o considerar uma boa adição à cultura da empresa. Também pode ser pelo facto de outro candidato ter sido recomendado por um atual colaborador da empresa.

Quando o processo sofre atrasos

Se não obter uma resposta de imediato, não assuma que não será contactado. Poderá vir a receber uma resposta, mas o processo pode estar atrasado. Por exemplo, o recrutador pode ter feito uma proposta a outro candidato e está à espera de uma resposta do mesmo. A empresa também pode estar a preparar os últimos ajustes para finalizar a contratação, entre outros atrasos de logística ou orçamentais que podem estar a atrasar o processo.

O que deve fazer quando não recebe uma resposta das empresas?

Neste casos, o que deve fazer? A primeira opção é não fazer nada, seja paciente e espere. Se está a enviar candidaturas para diversas funções e a participar em várias entrevistas, esta primeira opção deve ser o caminho a seguir. Principalmente se não tem a certeza absoluta que é o cargo ideal para si.

    A outra opção – ainda que não seja fácil – é enviar um email ao recrutador a questionar em que fase a sua candidatura está. O processo será diferente caso esteja a enviar um email após submeter a sua candidatura ou se após a entrevista de emprego.

    Após submeter a candidatura

    O melhor será esperar pelo menos uma semana ou duas antes de enviar um email a questionar em que fase está a sua candidatura. Uma vez que a empresa pode levar, pelo menos, esse período de tempo para rever todas as candidaturas e começar a planear as entrevistas.

    Após a entrevista da emprego

    É sempre uma boa ideia escrever um email de agradecimento ao recrutador após a entrevista. A empresa pode não tomar uma decisão imediata, por isso não entre em pânico se não receber uma respostas nos dias seguintes. Se preferir, pode sempre entrar em contacto com o recrutador por telemóvel para lhe agradecer. Isto pode ser uma boa forma de tentar perceber se ainda é um potencial candidato para o cargo.

    Saiba Mais:

    Existem diversas razões pelas quais não recebe uma resposta das empresas após enviar a sua candidatura. Aprenda a lidar da melhor forma com esta situação.

    Está atualmente à procura de emprego? Está a sentir dificuldades e a ficar desmotivado? Então conheça estas dicas para ser contratado mais depressa.

    Como as entrevistas de emprego são uma fase de grande stress, reunimos os quatro passos a tomar para aumentar a sua confiança. Conheça-os neste artigo.

    Conseguiu a primeira entrevista? Isso são ótimas notícias! Se este processo passa por duas entrevistas, saiba neste artigo como garantir a segunda entrevista…e quem sabe ficar com o cargo.

    Estenda a sua pesquisa de emprego ao nosso portal. Conheça o Alerta Emprego onde terá acesso a diversas oportunidades profissionais para várias regiões e candidate-se.

    Para além disso, a nova ferramenta do Alerta Emprego permite filtrar as oportunidades profissionais por regime de tele-trabalho. Conheça todas as ofertas disponíveis desta categoria.

    10 Empresas a Recrutar esta semana em Portugal

    Siga-nos

    Artigo anterior 8 Empresas a Recrutar em Portugal esta semana
    Próximo artigo Tele-trabalho: como alinhar os objetivos a alcançar em equipa
    1. Esqueçeram da idade, por não dizer todas ha poucas empresas que oferecem uma oportunidade as pessoas com mais de 50 anos. E sim, ha softwarea que discriminan idade.

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

    Fechar