As entrevistas iniciais costumam ter o propósito de filtrar os candidatos. A oportunidade de ser chamado para uma segunda entrevista vai depender da sua eficácia na primeira. É necessário interagir e ter um pensamento crítico acerca do seu contributo para a empresa e como isso o destaca da competição.

O que está ao seu alcance para conseguir uma segunda entrevista? Existem estratégias específicas que poderá adotar antes, durante e depois da sua conversa inicial de modo a melhorar a sua oportunidade de conseguir passar à próxima entrevista.

Antes da primeira entrevista

Antes de tudo, observe a descrição do cargo atentamente e estude cuidadosamente os requisitos para o emprego. Componha provas de como as suas competências e experiência o ajudarão a exercer esse cargo com distinção.

Entre em contacto com conexões que trabalham na empresa e informe-os da sua candidatura. Tente chegar a contactos de segundo nível na empresa e até mesmo através de redes de contacto com ex-alunos da faculdade. Se possível, encontre uma forma de se encontrar com estes indivíduos antes da sua primeira entrevista, para conseguir uma maior oportunidade de causar uma boa impressão.

É também importante polir as suas capacidades de entrevistas. Quanto mais eficiente for na sua conversa com o recrutador, maior é a probabilidade de ser chamado para uma segunda.

Durante a entrevista

Na primeira entrevista, demonstre o que este cargo representa para si, como se enquadra nos seus objetivos profissionais. Muitos candidatos são eliminados após a primeira entrevista por não se mostrarem motivados em crescer naquele cargo ou empresa. Se está realmente interessado, demonstre-o claramente.

Enquanto responde a questões e interage com os recrutadores, dê o seu melhor para passar uma boa imagem e acolhedora. Não deixe os nervos ou a timidez afetar negativamente o seu desempenho.

Para além disso, tente saber durante a primeira entrevista que qualificações o recrutador considera mais importantes. Adapte as suas respostas de modo a destacar as suas qualificações que correspondem com as que o recrutador mencionou. Isto também vai permitir uma base para seguir para a próxima entrevista – caso seja chamado.

Questionar sobre um problema ou desafio que possa surgir no desempenho do cargo mostra que pensa mais à frente. Se relevante, apresente uma amostra do seu trabalho anterior ou algo que prove os seus conhecimentos e competências relevantes.

Após a primeira entrevista

Certifique-se de compor um follow-up o mais rápido possível, após a sua primeira entrevista. Se tardar o envio do seu email, pode acontecer que o mesmo apenas chegue após os recrutadores tomarem a decisão final para a segunda entrevista.

O seu follow-up é uma boa oportunidade para partilhar exemplos específicos de como exercerá o cargo eficientemente.

No caso de ter referências no seu currículo, deve alertá-los, antes da primeira entrevista, que poderão ser contactados pela empresa. Se sentir alguma fragilidade nas suas competências ou experiência, pergunte à suas referências se elas estariam dispostas a frisar a sua confiança na sua capacidade em alcançar sucesso. Partilhe também o nome dos recrutadores – as suas referências podem conhecê-los, ou pelo menos contactá-los voluntariamente para apoiar a sua candidatura.

No seu follow-up, seja paciente e profissional. Normalmente leva cerca de uma semana ou duas, após a primeira entrevista, para serem escolhidos os candidatos que passam à segunda fase. Apenas concentre-se em enviar os seus agradecimentos e informação útil, sem incomodá-los sobre a decisão final.

Faça o que puder

Tenha noção de que caso não consiga uma segunda entrevista, não quer dizer automaticamente que o problema está em si. Existem diversas razões para os candidatos não passarem à próxima fase no processo e muitas delas podem não estar relacionadas consigo. Concentre-se nos fatores que pode controlar, de modo a ter uma maior oportunidade de ser chamado de volta. E continue a sua procura por outras oportunidades de emprego até aceitar uma oferta.

 

Fonte: The Balance Careers