Como as entrevistas de emprego são uma fase de grande stress, reunimos os quatro passos a tomar para aumentar a sua confiança. Conheça-os neste artigo.

Ser chamado para uma entrevista de emprego é um sinal de que é um forte candidato ao olhos da empresa. Contudo, esta fase é também uma fonte de stress e angústia para os candidatos que temem prejudicar esta oportunidade.

Entrevistas de emprego passos para aumentar a confiança

Uma boa forma de ultrapassar a ansiedade que esta fase cria, é começar a sentir-se bem sobre o processo de recrutamento. Precisa de ajuda a lá chegar? Então conheça os quatro passos a tomar para aumentar a sua confiança.

1. Pesquise a empresa

Uma boa forma de elevar a sua confiança para a entrevista é ao pesquisar a empresa e o cargo a que se está a candidatar. Uma questão muito comum colocada pelos recrutadores é, “Conhece a empresa ou o que faz?”. E em muitas situações, os candidatos são forçados a dizer que não.

Se tiver a oportunidade de expor os conhecimentos que tem sobre a empresa e os seus futuros objetivos para o cargo, é garantido que vai chamar a atenção do recrutador.

Não conhecer a empresa, não impede que faça uma pesquisa antes do grande dia. Portanto, mostre iniciativa e converse com o recrutador sobre o que aprendeu sobre a empresa – e se tem questões.

2. Pratique as suas respostas

Existem diversas plataformas online onde pode encontrar exemplos de questões colocadas em entrevistas de emprego. A grande maioria são comuns entre setores e funções e podem ajudá-lo a preparar as suas respostas.

O Alerta Emprego também já partilhou anteriormente um artigo com as 50 questões mais comuns em entrevistas. Aproveite o momento e prepare-se com base nesses exemplos.

Dedique o seu tempo a rever as questões – e a compor boas respostas – a fim de garantir que a entrevista decorre de forma normal e sem stress.

3. E pratique regularmente

Aliado ao passo anterior, é essencial praticar constantemente as suas respostas e comportamentos. A prática leva à perfeição e é dos melhores conselhos que podemos dar nestas circunstâncias.

Não deixe isto para o dia anterior à entrevista. Não desvalorize a entrevista nem deixe tudo para o último momento. Pratique regularmente à frente de um espelho, ou simule uma entrevista com um amigo e analise a forma como se comporta e como responde às questões.

Não deixe nada ao acaso, desde a linguagem corporal à forma como responde às questões colocadas pelo seu amigo (a representar o recrutador).

4. Assegure-se que não há nada que o possa prejudicar

Um passo muito importante e a não esquecer é relembrar o seu historial profissional e debater potenciais objetivos sobre a sua carreira. Mas, quando refletir o seu percurso profissional, assegure-se que não existe nada que o possa prejudicar.

Ou seja, tem de ter a certeza que não há nada online que possa denegrir a sua imagem, tal como partilha de determinadas publicações nas redes sociais, ou uso de linguagem imprópria nestes meios.

É verdade que temos liberdade de expressão para nos expressarmos da forma que queremos. Mas tenha em conta que a empresa também a liberdade para decidir se quer acolher um candidato com ações com as quais não concorda.

 

Fonte: Work It Daily

 

Saiba Mais:

Como as entrevistas de emprego são uma fase de grande stress, reunimos os quatro passos a tomar para aumentar a sua confiança. Conheça-os neste artigo.

A fim de complementar o que foi abordado neste artigo, conheça aqui as 50 perguntas mais comuns em entrevistas de emprego.

Além disso, é importante expor as suas questões e preocupações. Conheça neste artigo os quatro pontos essenciais que deve questionar no decorrer da sua entrevista de emprego.

Por fim, as suas respostas, por mais certas e adequadas que sejam, não são a única forma de ser bem-sucedido nas entrevistas de emprego. Saiba mais sobre a forma como a comunicação não verbal é tão ou mais importante.

Está atualmente à procura de emprego? Conheça o Alerta Emprego onde terá acesso a diversas oportunidades profissionais para várias regiões e candidate-se.

Para além disso, a nova ferramenta do Alerta Emprego permite filtrar as oportunidades profissionais por regime de tele-trabalho. Conheça todas as ofertas disponíveis desta categoria.