Entrevistas de Emprego: aprenda a utilizar a comunicação não verbal

Entrevistas de Emprego comunicação não verbalTer as respostas certas não é a única forma de ser bem-sucedido nas entrevistas de emprego. Na verdade, a comunicação não verbal é tão ou mais importante.

A comunicação não verbal inclui a sua linguagem corporal e o conhecido estudo da paralinguagem. Ou seja, são os elementos do seu discurso para além das suas palavras, tal como a sua entoação, a rapidez do seu discurso, pausas, suspiros e expressões faciais.

Este género de comunicação também inclui o seu vestuário e cuidado pessoal. Elementos importantes como comunicação não verbal durante as entrevistas de emprego.

A comunicação não verbal é tão, se não mais importante que a comunicação verbal. O entrevistador irá observá-lo com isso em mente. Assim sendo, se as suas capacidades de comunicação não verbal não estão à altura das entrevistas de emprego, a forma como responde às questões não tem qualquer impacto.

A comunicação não verbal é importante

Esta forma de comunicação é importante a partir do primeiro momento em que entra no escritório. Se for à entrevista a cheirar a tabaco ou a mastigar uma pastilha, ficará riscado na mente do recrutador. Exagerar no perfume ou não colocar desodorizante também não vai ajudar.

Não estar vestido de acordo com a ocasião também vai lhe retirar alguns pontos. E falar ao telemóvel ou ouvir música enquanto espera pode tirar-lhe os últimos pontos que tinha para impressionar o recrutador.

O importante enquanto está a ser entrevistado é transmitir uma imagem profissional, atenta e confiante durante o decorrer da entrevista. Portanto, aprenda a preparar-se para a entrevista.

Como se preparar

Recorde-se que a imagem com que o recrutador fica de si quando se conhecem pela primeira vez é a que vai ficar gravada na sua mente. Se for desleixado ou passar uma imagem desinteressante já não vai conseguir impressionar o recrutador com as suas respostas estudadas. Ou seja, pode esquecer o cargo.

Quando estiver a praticar a entrevista, trabalhe a sua comunicação não verbal tal como as outras competências. Isto pode ser o que lhe permite ficar com a vaga. Pratique com um amigo ou familiar a fim de receber o feedback e melhorar a sua postura. Também pode optar por filmar o seu desempenho e observar onde pode melhorar.

1Antes de sair para a entrevista, assegure-se que está vestido de forma profissional e apropriada para a ocasião. E não coloque demasiado perfume ou água de colónia (tudo o que é demais…).

O que deve trazer para entrevista

Há determinadas coisas que deve trazer consigo para a entrevista e outras que deve deixar em casa. Siga os conselhos nestas listas para o ajudar a melhorar a sua comunicação não verbal e de forma a ser bem-sucedido nas entrevistas de emprego:

  • Portefólio ou uma pasta com a cópia do seu currículo e uma lista de referências num papel de qualidade;
  • Amostras de trabalhos ou projetos (se aplicável);
  • Um bloco de notas e uma caneta;
  • Rebuçados de menta (para antes de entrar no edifício);

O que não deve trazer para entrevista

  • Telemóvel
  • Pastilha
  • Cigarros
  • Bombons
  • Refrigerante ou café
  • Roupa amarrotada

Enquanto espera

A forma como se senta na receção, a forma como cumprimenta a(o) rececionista e o recrutador e a forma como espera para ser chamado. Tudo isto são comportamentos que vão ter impacto na sua avaliação final. Seja amigável, agradável, mas não arrogante. Se precisa de esperar, sente-se sossegado (sem fazer chamadas ou mexer no telemóvel) e seja paciente.

Cumprimente o recrutador com um aperto de mão (algo a ter atenção em tempos de pandemia). O seu aperto de mão deve ser firme – não pegajoso ou fraco. Para evitar suor nas palmas das mãos, dirija-se à casa-de-banho e lave a mãos. Deixa a água fria correr sobre as palmas das mãos. Mantenha as suas mãos abertas, e não as feche em punho e tenha sempre um lenço ao seu alcance se precisar de as limpar.

A comunicação não verbal durante a entrevista

  • Faça contacto visual com o entrevistador de vez em quando;
  • Sorria e acene (quando apropriado) quando o recrutador está a falar, mas não exagere. Não se ria a não ser que o entrevistador o faça primeiro;
  • Seja educado e mantenha o seu tom constante. Não fale demasiado alto ou fique demasiado calado;
  • Não seja desleixado;
  • Incline-se um pouco para a frente para parecer interessado e mais envolvido no discurso do recrutador;
  • Não se incline para trás. Vai transmitir uma imagem demasiado casual e relaxado;
  • Mantenha os pés no chão e as suas costas encostadas às costas da cadeira;
  • Preste atenção ao recrutador. Tome notas se teme que não se vai recordar de determinado detalhe;
  • Oiça e não interrompa;
  • Mantenha-se calmo. Mesmo que tenha tido uma má experiência anteriormente, controle as suas emoções;
  • Não sabe o que fazer com as suas mãos? Segure a caneta e o seu bloco de notas ou descanse um braço na cadeira ou no seu colo, de forma a parecer confortável. Não deixe os seus braços voarem pelo espaço quando está a falar.

A comunicação não verbal no fim da entrevista

Antes de abandonar a entrevista, despeça-se do recrutador com um aperto de mão firme (uma vez mais, algo a ter atenção em tempos de pandemia) e um sorriso. Na saída, despeça-se da(o) rececionista ou qualquer outra pessoa com quem se cruzou durante a entrevista.

A sua comunicação verbal é importante também. Não use calão. Fale de forma clara e determinada. Recorde a sua boa educação. Portanto, agradeça ao entrevistador pelo tempo que lhe foi dedicado.

 

Fonte: The Balance Careers

 

Saiba Mais:

Ter as respostas certas não é a única forma de ser bem sucedido na entrevista de emprego. Na verdade, a comunicação não verbal é tão ou mais importante.

Tal como referimos anteriormente, é essencial ser amigável e bem educado. Aprenda neste artigo o truque par ser agradável em entrevistas de emprego.

Para complementar este tópico, e de forma a assegurar que não passa uma má imagem, mesmo intencionalmente, fique a par dos comportamentos que o podem fazer parecer uma pessoa rude.

Por fim,  partilhamos consigo estas dicas de forma a impressionar o recrutador durante a entrevista de emprego.

Está atualmente à procura de emprego? Conheça o Alerta Emprego onde terá acesso a diversas oportunidades profissionais para várias regiões e candidate-se.

Para além disso, a nova ferramenta do Alerta Emprego permite filtrar as oportunidades profissionais por regime de tele-trabalho. Conheça todas as ofertas disponíveis desta categoria.

7 Empresas a Recrutar esta semana em Portugal

Siga-nos

Artigo anterior Tele-trabalho: como construir um ambiente de trabalho à distância
Próximo artigo 7 Empresas a Recrutar esta semana em Portugal

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Fechar