Tele-trabalho construir um ambiente de trabalhoUm dos maiores desafios do tele-trabalho reside na produtividade da equipa. Aprenda estas técnicas para construir um ambiente de trabalho de sucesso.

A força de trabalho remota começa com uma estratégia a fim de mudar a forma como os colaboradores pensam sobre o trabalho. Isto devido ao facto de muitos processos tradicionais deixarem de se aplicar a este novo contexto.

Como na maioria das situações que envolvem mudanças, adaptar o modelo requer algumas tentativas e erros no começo. Mas quando aceitar este modelo de força de trabalho estará numa posição mais sólida e mais propenso a ser bem-sucedido. Este modelo permite às equipas acederem a competências especializadas e a operar com agilidade – duas características com o propósito de manter o crescimento da empresa em tempos imprevisíveis como o que estamos a viver atualmente.

As três dicas para construir um ambiente de trabalho remoto

1. Promova um pensamento remoto

Antes de mais nada, pare de pensar no talento como algo interno ou externo. Por isso, comece a aceitar todos os tipos de talento de igual forma pelas competências que podem trazer à equipa e à qualidade do trabalho.

2. Crie um ambiente de trabalho ágil

Não pense nos cargos necessários para realizar o trabalho, pense antes nas competências necessárias. Veja o talento (colaboradores e contingente) como especialistas que entram e saem dos projetos de equipa sempre que as suas competências são necessárias.

3. Forme equipas para aumentar a eficácia

Não procure talentos específicos apenas para os deixar a um canto. Pense em colocá-los de forma a executar um desempenho que contribua para a sustentabilidade da empresa.

Foque-se na adaptação desde o começo

As equipas de trabalho remoto/tele-trabalho precisam de confiança a fim de serem bem-sucedidas. Os elementos da equipa devem confiar no trabalho e responsabilidade de cada um. Pode desenvolver a confiança entre todos ao incorporar uma mistura de competências técnicas e intrínsecas.

1. Invista na tecnologia

Utilize plataformas semelhantes à Cloud para criar um espaço onde possa confiar dados e informações de segurança, assim como ferramentas de comunicação que suportem comunicação síncrona e assíncrona.

2. Comunique de forma clara e objetiva

Mantenha as ferramentas de comunicação simples, em vez de sobrecarregar a sua equipa com diversas formas de partilhar informação. Portanto, defina uma forma de comunicação para todos e entre todos para que se sintam envolvidos no projeto, a par das novidades e para que possam ser ouvidos.

3. Crie uma comunidade

A solidão e o sentimento de isolamento são dois desafios comuns quando executa as suas funções em tele-trabalho. E estes sentimentos podem afetar o bem-estar e a produtividade de um indivíduo.

Assim sendo, encontre formas da sua equipa se manter conectada regularmente e de desenvolver relacionamentos. Considere encontros não relacionados com o trabalho, tal como pausas virtuais para o café ou happy hours virtuais. Pois o importante é desligar-se de tudo o que está relacionado com o trabalho.

4. Foque-se nos resultados

Estabeleça expetativas para o projeto e reforce-o com frequência. Concentre-se nos resultados e não em como, quando e onde eles executam as suas funções. Isto mantém a responsabilidade e em simultâneo a confiança no cumprimento das tarefas de cada colaborador à sua maneira.

Sem dúvida que este detalhe torna-se essencial em tempos imprevisíveis como os que estamos a viver atualmente.

Os benefícios em criar um ambiente de tele-trabalho

Além de poupar nos custos relacionados com o arrendamento do escritório físico, existem diversas razões para uma empresa apostar num ambiente de tele-trabalho:

  1. Expansão da amostra de talento
  2. Aumento da produtividade
  3. Maior interação/envolvimento e satisfação dos colaboradores
  4. Retenção dos melhores talentos
  5. Trabalhar com colaboradores mais saudáveis e felizes

 

Fonte: Upwork

 

Saiba Mais

Agora que conhece as nossas dicas para construir um ambiente de trabalho à distância de modo a torna o seu ambiente de tele-trabalho mais eficiente, está na altura de as colocar em prática.

Liderar uma equipa é uma função desafiadora, seja num escritório ou em tele-trabalho. Por isso, se está a exercer funções de liderança aprenda a liderar a sua equipa através do realismo e otimismo.

Além disso, conheça as nossas dicas a fim de manter um trabalho eficiente enquanto líder de uma equipa ou empresa.

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Além disso, tem a possibilidade de anunciar gratuitamente no Alerta Emprego e atualmente temos uma opção que permite indicar aos candidatos que a função permite o tele-trabalho.