5 Dicas para escrever uma Carta de Apresentação de sucesso

Tem de escrever uma carta de apresentação para submeter uma candidatura? Então, conheça e siga estas cinco dicas para escrever uma carta de apresentação de sucesso.

Ao acompanhar e colocar em prática estas cinco dicas vai escrever uma carta de apresentação de sucesso. Uma carta que vai conseguir demonstrar as suas melhores qualidades e competências e o melhor da sua personalidade.

Assim que estabelecer um sistema que o ajudará a escrever a sua carta de apresentação – com a ajuda destas cinco dicas, o processo de candidatura será muito mais simples.

Dicas para escrever uma Carta de Apresentação de sucesso

Este guia vai apresentar cinco dicas que deve seguir de forma a escrever uma carta de apresentação de sucesso:

1. Estude o anúncio de emprego

Leia minuciosamente o anúncio de emprego a fim de identificar as áreas em que a sua experiência vá ao encontro das necessidades da empresa.

Seja discriminatório em relação aos requisitos da empresa que pretende destacar, uma vez que vai utilizá-los como base para a sua carta de apresentação.

Lembre-se, a sua carta apenas deve preencher uma página no total, Por isso, apenas foque-se em metade dos requisitos da empresa. O essencial é manter abaixo dos cinco ou seis requisitos. Certifique-se que sabe adaptar as suas qualificações ao anúncio de emprego.

O que deve ter em consideração:

  • Quando copia e cola para o seu documento, reveja se tem alguns erros ortográficos ou gramaticais que possam constar no anúncio. A primeira pessoa que ler a sua carta não vai ter interesse em saber se o erro foi culpa sua ou não.

2. Procure o nome de um colaborador em específico

Se não estiver presente no anúncio de emprego, verifique o Facebook, LinkedIn, Twitter ou até mesmo o Instagram para encontrar o nome de um colaborador relevante a quem possa dirigir a sua carta de apresentação.

Exemplificando, pode utilizar a pesquisa avançada do Twitter para procurar nomes, e se a empresa tem um perfil no LinkedIn pode pesquisar a lista de colaboradores a partir daí.

Não escolha um colaborador ao acaso. Em vez disso, procure alguém dos Recursos Humanos – preferencialmente um diretor ou gerente. Esta é a chave para iniciar a submissão da sua candidatura e para se certificar que chega às mãos certas.

Porém, não fique preocupado se não consegue encontrar nenhum contacto. Alguns colaboradores não têm esse género de informação disponível ao público.

O que deve ter em consideração:

  • Se estiver a pesquisar no LinkedIn, ajuste as suas definições de privacidade para que as outras pessoas não possam ver que visitou o seu perfil. Apesar de conectar-se com a empresa por LinkedIn ser uma boa forma de aumentar a sua visibilidade, muito provavelmente não vai querer que eles se apercebam que visitou os perfis de todos os colaboradores da empresa.
  • Se conhece alguém na empresa que o pode recomendar, mencione esse colaborador no primeiro parágrafo da sua carta de apresentação.

3. Crie uma tabela ou um parágrafo a destacar as suas qualificações

Em seguida, crie uma tabela com duas colunas. Coloque os requisitos da empresa no lado esquerdo e as qualificações que se enquadram nesses requisitos no lado direito. Depois, pegue no número de requisitos que escolheu e adicione um como cabeçalho.

O que deve ter em consideração:

  • Se está com dificuldades em alinhar a sua experiência com os requisitos do anúncio de emprego, procure a descrição do seu atual ou anterior emprego. Isto será como um guião que o ajudará a expressar em escrito as suas responsabilidade e os seus atributos profissionais e pessoais.
  • Se por outro lado está com dificuldade em criar a tabela, opte antes pode apresentar as suas qualificações em forma de parágrafo escrito.

4. Formate a sua carta de apresentação

Agora que criou a sua tabela, copie e cole a mesma na sua carta de apresentação. Esta formatação é conhecida como a carta de apresentação em formato T. A tabela deve estar situada entre os seus parágrafos de introdução e antes do fim da carta.

Pode optar por tornar visíveis os limites da tabela, apenas de não ser obrigatório. Para o conseguir no Microsoft Word, basta clicar no menu Estrutura da Tabela, na secção de Limites clicar na opção do mesmo nome e decidir se pretende Sem Limites ou Todos os Limites.

Porém, se não pretende incluir uma tabela na sua carta de apresentação, basta escrever sobre a forma como é o candidato ideal e como o seu perfil corresponde aos requisitos da empresa em forma de parágrafo.

O que deve ter em consideração:

  • A menos que a empresa solicite um formato de documento diferente, salve a sua carta de apresentação em formato PDF para que o mesmo mantenha a formatação original quando aberto noutras plataformas.

5. Termine com um follow-up

Termine a sua carta de forma confiante e com a promessa do “próximo passo a tomar”. Desta forma, mesmo que a sua aplicação fique perdida, quando entrar em contacto com o potencial empregador, o mesmo lembrar-se-à de recuperar a sua carta e currículo para uma nova avaliação.

Por fim, certifique-se de rever e reler a sua carta de apresentação para não ter qualquer tipo de erros.

O que deve ter em consideração:

  • Se prometeu voltar a contactar a empresa, não falte com a sua palavra. Mostre a sua responsabilidade e capacidade de cumprir a sua palavra.
  • Se submeteu diversas candidaturas diferentes e está com dificuldade em acompanhar as datas, organize-se com um documento e Excel ou Word. Coloque alarmes no seu telemóvel ou e marque as datas no seu calendário

 

Fonte: The Balance Careers

 

Saiba Mais:

Tem de escrever uma carta de apresentação para submeter uma candidatura? Então, conheça e siga estas cinco dicas para escrever uma carta de apresentação sucesso.

Quando está a escrever uma carta de apresentação ou a enviar uma mensagem por email para se candidatar a uma oferta de emprego, é importante dar atenção à forma como conclui a sua carta, neste caso, de uma forma profissional. Aprenda a finalizar a sua carta de apresentação neste artigo.

Os recrutadores apenas precisam de segundos para decidir se é um bom investimento para a empresa. Assim sendo, é essencial certificar-se que possui muitas das capacidades, experiência e qualidades que a organização mais valoriza. Conheça neste artigo como pode adaptar as suas qualificações à oportunidade de emprego.

Está de momento à procura de emprego? Fique a par das oportunidades disponíveis no nosso portal.

Além disso, a nova ferramenta do Alerta Emprego permite-lhe pesquisar oportunidades profissionais com a possibilidade de trabalhar a partir de casa. Conheça todas as ofertas disponíveis.

10 Empresas a Recrutar esta semana em Portugal

Siga-nos

Artigo anterior Programa do Governo pretende ter 25% dos funcionários públicos em tele-trabalho
Próximo artigo Tele-trabalho: como construir um ambiente de trabalho à distância
    1. Good morning, Stanley

      We appreciate your feedback and we are glad we can help.

      Right now, we don’t have any examples of paradigmatic cover letters, but it’s an interesting topic we could potentially approach in the future. So for that we thank you for helping us expand our content in other specific topics.

      Best Regards,

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Fechar