De acordo com o Programa de Estabilização Económica e Social, publicado no suplemento do Diário da República, o Governo pretende ter pelo menos 25% dos funcionários públicos em tele-trabalho até o final da legislatura.

Entretanto, isso se dará a funções compatíveis com a modalidade laboral, prevendo um investimento público de 4,4 milhões de euros nesta área. De acordo com o documento, o Governo pretende

“até ao final da legislatura, ter em teletrabalho pelo menos 25% dos trabalhadores de entre o universo daqueles que exercem funções compatíveis com esta modalidade de trabalho, permitindo maior flexibilidade na prestação do trabalho e melhor a conciliação entre a vida pessoal, familiar e profissional”.

Os trabalhadores poderão estar em espaços de coworking ou até mesmo em localizações no interior do país.

De acordo com o Executivo, esta medida também permite poupar em transportes e propiciar melhorias em termos ambientais.

Oportunidades para Jovens

O Programa menciona ainda a necessidade de reforçar e rejuvenescer os quadros da Administração Pública.

Essa atualização nos quadros se dará por meio do recrutamento centralizado de técnicos superiores e programa de estágios para jovens desempregados ou à procura do primeiro emprego na Administração central e local.

Os estágios serão em habilitações superiores, com duração máxima de nove meses, com admissibilidade de modalidade a tempo parcial e bolsa de estágio correspondente.

O Governo ainda quer que o INA РDire̤̣o-Geral da Qualifica̤̣o dos Trabalhadores em Fun̵̤es P̼blicas Рfa̤a parceria com Institui̵̤es de Ensino Superior.

A intenção é capacitar dirigentes e trabalhadores da Administração Pública, com o objetivo de qualificar 500 funcionários públicos até 2020 e 5000 em três anos.

Há ainda Programas para apoio específico para a criação de postos de trabalho, seja em regime de tele-trabalho ou criação de espaços de coworking, no interior do país, com o envolvimento dos municípios ou infraestruturas tecnológicas.

Fonte: SIC Notícias

 

Está à procura de oportunidades de emprego para trabalhar a partir de casa? Veja aqui as ofertas disponíveis para tele-trabalho.

Já se encontra em regime de tele-trabalho? Estes artigos poderão ser úteis: